loading

Serra Leoa e Guiné Conacri jogam em campo neutro devido ao Ébola

A Confederação Africana de Futebol pediu à Serra Leoa e à Guiné Conacri para disputarem os jogos programados para o próximo mês em campo neutro por causa do surto de Ébola que assola os dois países.

Serra Leoa e Guiné Conacri jogam em campo neutro devido ao Ébola

Assim, o jogo entre a Serra Leoa e a República Democrática do Congo, aprazado para 10 de setembro, será realizado no Gana, enquanto a partida que opõe a Guiné Conacri ao Togo não tem ainda definido o local onde será disputada.

A proibição de jogos nos países afetados pelo Ébola, como a Serra Leoa, a Libéria e a Guiné Conacri, será reavaliada em meados de setembro, informou a Confederação Africana de Futebol, que garante seguir os conselhos da Organização Mundial de Saúde no sentido de evitar grandes aglomerações de pessoas suscetíveis de propagar a doença.

A OMS declarou na sexta-feira o surto de Ébola como emergência pública de saúde de alcance internacional e recomendou medidas excecionais para deter a propagação do vírus, que, desde março, já provocou mais de mil mortos.

O porta-voz da OMS citou a necessidade de controlos sanitários e o reforço de infraestruturas de saúde, particularmente nos países com transmissão ativa do Ébola - Guiné Conacri, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

A OMS apela ainda para que os Estados fronteiriços proporcionem acesso a diagnósticos e garantam intervenção rápida e adequada de técnicos de saúde.

O vírus Ébola transmite-se por contacto direto com o sangue e outros fluidos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

Ainda não há vacina conhecida para a doença, mas na segunda-feira a comissão de ética da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou o uso de tratamentos experimentais, definindo como condições "uma transparência absoluta relativamente aos cuidados".

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?