loading

Observatório estima em 16 por cento a inflação no mercado do futebol

As transferências de jogadores envolvendo clubes europeus foram mais caras cerca de 16 por cento do que os valores registados nas últimas cinco temporadas, segundo um estudo do Observatório do Futebol (CIES), hoje divulgado.

Observatório estima em 16 por cento a inflação no mercado do futebol

Segundo o organismo sedeado na Suíça, o Manchester United e o Paris Saint-Germain pagaram dezenas de milhões de euros acima dos rácios de mercado para contratarem, respetivamente, o argentino Angel Di Maria (ex-Real Madrid) e David Luiz (ex-Chelsea).

“Segundo os dados analisados, no geral, os clubes pagaram mais 16 por cento que nas cinco épocas anteriores por jogadores de características semelhantes”, lê-se no estudo, que confirma “a inflação em curso no mercado de transferências”, com ênfase nos negócios dos clubes de topo.

O documento do CIES revela o exame aos cinco principais campeonatos, que apelida de “Big Five” – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França – e explica que a tendência inflatória “se deve às somas despendidas por uma mão cheia de clubes saudáveis financeiramente”.

O principal caso apontado é a transferência de Di Maria para o Manchester United, que pagou 75,5 milhões de euros ao Real Madrid, valor que o Observatório considera “30 milhões acima do preço correto, em termos de mercado”.

Um valor muito idêntico – 29 milhões – é denunciado no caso de David Luiz, que trocou o Chelsea pelo Paris Saint-Germain por 62 milhões de euros, uma cifra recorde para um defesa.

No caso de James Rodriguez, o CIES considera que o Real Madrid pagou ao Mónaco mais 25 milhões do que o valor de mercado do internacional colombiano, cuja transferência ficou orçada em 80 ME.

Em sentido inverso, o Observatório anota que a transferência do italiano Mario Balotelli para o Liverpool, que custou aos ingleses 20,2 ME, ficou 16 ME abaixo do valor de mercado.

Sem especificar valores, na lista de jogadores sobrevalorizados está o nome de Vincent Aboubakar, avançado camaronês contratado pelo FC Porto aos franceses do Lorient, que custou aos "dragões" três milhões de euros por 30 por cento do seu passe.

O espanhol Adrián Lopéz, outro jogador da equipa de Julen Lopetegui, é referido na lista do "preço justo", tendo em conta que foi contratado ao Atlético de Madrid e o FC Porto ter pagado 11 milhões por 60 por cento do passe.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?