loading

Angola pede qualificação para a CAN2015 nos 40 anos de independência

O ministro da Juventude e Desportos de Angola pediu hoje aos jogadores da seleção de futebol para garantirem o acesso à fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015 como “prenda” pelos 40 anos da independência.

Angola pede qualificação para a CAN2015 nos 40 anos de independência

"Em 2015 Angola vai completar 40 anos de independência e eu acho que seria bem bom, mas bem bom mesmo, dar uma prenda ao povo angolano, com a nossa participação na CAN2015", afirmou Gonçalves Muandumba.

O ministro falava em Luanda na cerimónia de despedida da equipa dos "Palancas Negras", que partiu hoje para Libreville, onde defronta a seleção do Gabão, no sábado, na primeira jornada da fase de acesso à competição de Marrocos.

A seleção angolana está inserida no grupo C, um dos sete de apuramento, e vai disputar ainda com as congéneres do Lesoto, Burkina Faso, além do Gabão, o acesso à fase final da CAN.

Apesar de reconhecer o momento de renovação que a seleção, desde fevereiro comandada por Romeu Filemon, atravessa, Gonçalves Muandumba enfatizou que a "expectativa é grande", apelando à "disciplina e atitude" dos jogadores angolanos, sem esconder o "sonho" de Angola conquistar, um dia, um título continental de futebol.

Na cerimónia de hoje, que decorreu na Cidadela Desportiva, os jogadores deixaram uma camisola autografada como prenda de aniversário para o presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

O ex-capitão da seleção e jogador do Benfica Akwá marcou presença na cerimónia e apelou ao empenho dos antigos colegas, mesmo que grande parte dos convocados ainda não tenha no currículo qualquer jogo oficial pelos "Palancas Negras" na competição que se inicia no sábado.

"Tragam um bom resultado para o nosso país porque o povo angolano precisa dessa vitória", disse Akwá.

Para este torneio continental apuram-se 15 seleções - os dois primeiros de cada grupo diretamente -, além de Marrocos, anfitrião desta 30.ª edição da CAN.

Na partida, o selecionador nacional Romeu Filemon garantiu que a seleção está pronta para realizar "um bom jogo" frente ao Gabão, na estreia, mas sobretudo para garantir "um bom resultado".

"Tivemos uma preparação importante, feita com todos os cuidados para que possamos representar o país de forma exemplar. É o primeiro jogo, com um adversário muito difícil e jogadores bem dotados tecnicamente, que militam nos grandes campeonatos da Europa", recordou Filemon.

Depois do Gabão, segue-se a seleção do Burkina Faso, a 10 de setembro, em Luanda. Para esta jornada dupla foram chamados 27 jogadores, mais de metade a atuar fora de Angola.

"Chegou o momento da verdade, temos de ter uma estrutura mental forte e estar bem preparados, física e tecnicamente. Mas estamos prontos", concluiu o selecionador nacional.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?