loading

FIFA vai manter secreto o relatório sobre Mundiais de 2018 e 2022

O diretor de assuntos legais da FIFA informou hoje que o relatório elaborado pela Comissão de Ética sobre a atribuição dos Mundiais de futebol de 2018 e 2022 “manter-se-á secreto”, a fim de garantir a confidencialidade das fontes.

FIFA vai manter secreto o relatório sobre Mundiais de 2018 e 2022

Marco Villiger anunciou a decisão do organismo que rege o futebol o mundial após a reunião do Comité Executivo, em Zurique (Suíça), num dia que ficou também marcado pela confirmação da candidatura do suíço Joseph Blatter a um quinto mandato consecutivo à presidência da FIFA.

“É ao órgão de decisão [no âmbito da Comissão de Ética] que compete decidir sobre matéria de confidencialidade – consagrada no código de ética – e não Comité Executivo”, assinalou Villiger, para justificar a recusa em tornar público o conteúdo do relatório, de 350 páginas.

O dirigente da FIFA adiantou que, “em novembro, será emitido um comunicado pelo órgão de decisão”, cujo presidente, Hans-Joachim Eckert, tinha indicado há dois dias estar a preparar “uma primeira declaração pública” sobre a investigação às escolhas da Rússia e do Qatar para organizar os dois Mundiais.

A Rússia ganhou a corrida à organização do Campeonato do Mundo de 2018 numa segunda votação, depois de a Inglaterra tee sido eliminada na primeira, com um total de 13 votos, contra sete da candidatura ibérica (Portugal e Espanha) e dois do projeto conjunto entre a Holanda e a Bélgica.

O Qatar foi escolhido para anfitrião Mundial de 2022 após quatro votações. Após as sucessivas eliminações da Austrália, Japão e Coreia do Sul, o Qatar venceu a candidatura dos Estados Unidos por 14 votos contra oito.

O último dia de reunião do Comité Executivo, que decorreu na sede da FIFA, serviu também para Blatter, de 78 anos, reafirmar a intenção de se recandidatar à liderança do organismo que preside desde 1998, nas eleições previstas para maio de 2015.

“Aceitei o repto que várias federações me lançaram de me candidatar a um quinto mandato”, explicou Blatter, que, em 2011, após ter sido eleito pela quarta vez presidente da FIFA, tinha dito que seria o seu último mandato.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?