loading

Manuel Fernandes diz que Portugal pode reeditar triunfo de 1977

O antigo futebolista Manuel Fernandes disse hoje acreditar que a seleção portuguesa pode reeditar na Dinamarca a vitória categórica conseguida em 1977, em jogo de qualificação para o Euro2016.

Manuel Fernandes diz que Portugal pode reeditar triunfo de 1977

A 09 de outubro de 1977, Portugal venceu pela última vez na Dinamarca, por 4-2, com golos de Nené, Jordão, Octávio Machado e Manuel Fernandes, que entrou ao intervalo, mas ainda foi a tempo de marcar, um tento de que se lembra bem.

“É um ressalto de bola, o guarda-redes saiu mal e eu aproveitei e marquei praticamente sem ninguém na baliza”, recordou o autor de um dos golos do encontro que marcou a estreia oficial de Juca como selecionador de Portugal.

Na altura, o jogo de Copenhaga era decisivo para Portugal se manter na luta pelo apuramento para o Mundial1978, depois de uma derrota caseira com a Polónia – “com os famosos dois golos do Lato, num jogo em que choveu torrencialmente” – e triunfos com a Dinamarca e no Chipre.

“Fizemos um grande jogo e ganhámos 4-2, de forma categórica. Tínhamos uma boa seleção. Depois fomos à Polónia e o árbitro tirou-nos o apuramento. Empatámos 1-1, fui eu que fiz o golo e depois anulou-me outro, limpo, que nos dava o apuramento. Na altura Portugal não tinha tanta força e não fomos ao Mundial”, lamentou.

A equipa das “quinas” também entrou com uma derrota caseira no apuramento para o Euro2016, frente à Albânia, mas Manuel Fernandes acredita que Portugal vai estar na fase final em França.

“Eu penso que Portugal, nesta campanha, Portugal vai passar, independentemente do resultado na Dinamarca. Passam os dois primeiros e o terceiro pode ir a um ‘play-off’. Penso que não haverá problema”, disse.

A estreia de Fernando Santos como selecionador pode também ajudar, de acordo com o ex-avançado, porque “os jogadores vão querer demonstrar que pode contar com eles” e “o aspeto psicológico vai funcionar”.

Para Manuel Fernandes, um 4-4-2, à semelhança do utilizado pela seleção de sub-21, “pode ser uma boa alternativa”, pois é uma tática que se enquadra “com os jogadores que Portugal tem, pois, mesmo sem um ponta de lança de raiz, pode jogar com dois jogadores móveis na frente que sabem jogar e fazem golos de certeza absoluta”.

“Se ele jogar com o Ronaldo e o Nani na frente, podem complicar qualquer defesa adversária. Eles arranjam complicações de certeza, porque são jogadores que não são estáticos, são jogadores com um índice técnico elevado e com uma mobilidade que vai complicar a vida aos defesas adversários”, garantiu.

Depois de ter visto o encontro da Dinamarca com a Albânia, que a seleção dinamarquesa “ganhou com muita dificuldade”, Manuel Fernandes acredita que “é uma equipa perfeitamente” ao alcance de Portugal.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?