loading

Michel Platini: FIFA é uma máquina eleitoral para sustentar um só homem

O presidente da UEFA, Michel Platini, lamentou hoje que a FIFA, no seu entender, funcione frequentemente como uma máquina eleitoral para sustentar um só homem, numa referência velada ao atual presidente da entidade, Joseph Blatter.

Michel Platini: FIFA é uma máquina eleitoral para sustentar um só homem

"A FIFA funciona muitas vezes como uma máquina eleitoral ao serviço da manutenção de um homem. (...) É a sua principal característica", considerou Platini no seu livro "Parlons Football" ("Falemos Futebol"), publicado hoje.

Joseph Blatter é presidente da FIFA desde 1998, mas trabalha na no organismo - em variados cargos - há mais de 40 anos.

"Não virá desta longa prática do poder uma vontade e uma capacidade de o conservar a todo custo?", questiona o antigo internacional francês.

Platini também lamenta que a FIFA - uma entidade "que vive a anos-luz do futebol dos nossos dias" - se tenha tornado "o patrono das federações, de quem, originariamente, era empregado".

A FIFA, salientou o antigo jogador, "prospera graças ao maná que representa o Campeonato do Mundo de futebol, a cada quatro anos, mas ao mesmo tempo tem as federações [na mão] através da redistribuição deste mesmo maná".

O presidente da UEFA lamenta, por outro lado, a fraca redistribuição "deste bolo" e a sua aplicação em programas de desenvolvimento da modalidade.

"Com mais de quatro mil milhões de dólares em receitas geradas pelo Mundial de 2014, não é normal que o programa Goal (investimentos em infraestruturas) tenha um orçamento anual ridículo, abaixo dos 40 milhões de dólares", criticou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?