loading

Platini pede ajuda à UE para erradicar «práticas imorais» do futebol

O presidente da UEFA, Michel Platini, pediu hoje ajuda à União Europeia para erradicar do futebol as “práticas imorais”, como os fundos de investimento proprietários dos direitos económicos dos jogadores.

Platini pede ajuda à UE para erradicar «práticas imorais» do futebol

Platini destacou as reformas “outrora impensáveis” que foram realizadas pela UEFA para garantir a sobrevivência do futebol, mas alertou para obstáculos que é necessário ultrapassar, durante uma reunião informal dos ministros do Desporto, em Roma.

“A integridade deste desporto está a ser menorizada, até mesmo violada”, advertiu o presidente da UEFA, reclamando contra os “métodos insidiosos”, como os fundos de investimento, contra os quais é preciso tomar “ações concretas e enérgicas”.

“Esta terrível prática, que antes se encontrava apenas na América do Sul, está a difundir-se por toda a Europa. Representam um flagrante desprezo pela dignidade humana e a integridade das nossas competições”, denunciou.

A FIFA já anunciou que vai proibir que os “passes” dos futebolistas sejam partilhados com fundos de investimento, como acontece em Portugal com alguns clubes, uma decisão que não será aplicada de imediato, a fim de proporcionar um período de três a quatro anos de adaptação aos clubes e afetados.

Platini elogiou os resultados da imposição das regras de fair-play financeiro, que prevê sanções para os clubes incumpridores e das quais resultou uma “espiral virtuosa”, que se traduziu na diminuição das perdas de 1,7 mil milhões de euros em 2011 para 800 milhões em 2013.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?