loading

Ronaldo vence pela terceira vez, alemães conquistam três outros prémios

O futebolista português Cristiano Ronaldo conquistou hoje a terceira Bola de Ouro FIFA da carreira, com os outros três prémios individuais a serem ganhos por alemães, os treinadores Joachim Löw e Ralf Kellerman e a jogadora Nadine Kessler.

Ronaldo vence pela terceira vez, alemães conquistam três outros prémios

O avançado do Real Madrid, eleito também para o 11 ideal da FIFA de 2014, arrecadou 37,66%, suficientes para confirmar o estatuto de favorito com que partiu para fase final da votação.

Embalado por 61 golos em 60 jogos, mais quatro títulos, a Liga dos Campeões e ainda o Mundial de Clubes, a Supertaça Europeia e a Taça do Rei, Ronaldo superou a concorrência do próprio Messi (15,76% dos votos), que com quatro troféus é o atual recordista do prémio, e do guarda-redes alemão Manuel Neuer (15,72%).

Na categoria de melhor técnico, o alemão Joachim Löw, com 36,23% dos votos, ‘beneficiou’ da vitória no Campeonato do Mundo do Brasil de 2014, com a Alemanha, e foi eleito o melhor técnico de 2014, suplantando Carlo Ancelloti (22,06% dos votos), do Real Madrid, e Diego Simeone (16,02%), do Atlético de Madrid.

“Na Alemanha há muitos anos que trabalhamos para criar as melhores condições para o êxito alcançado no ano passado. O título mundial foi resultado de muitos anos de trabalho e decisões acertadas. Por isso, gostaria de agradecer a todos os treinadores alemães, que trabalham dia após dia, pois todos eles, neste momento, foram nomeados treinadores do ano”, afirmou o técnico alemão após receber o prémio.

Nas mulheres, Nadine Kessler, campeã alemã e vencedora da ‘Champions’ pelo Wolfsburgo, foi considerada a melhor futebolista do ano, conseguindo 17,52% dos votos, à frente da brasileira Marta (14,16%) e da norte-americana Abby Wambach (13,33%).

“O meu coração está a bater muito forte. Nunca pensei chegar até aqui. É um grande momento apenas ensombrado pela tragédia recente em torno de Malanda [internacional sub-20 belga do Wolfsburgo falecido no sábado após acidente de viação]. Gostaria apenas de dizer obrigado ao meu clube e treinador porque sem eles nada seria possível”, afirmou.

Também do Wolfsburgo, o alemão Ralf Kellermann foi eleito o melhor treinador de futebol feminino de 2014, completando um domínio dos alemães nos prémios individuais, apenas ‘quebrado’ por Ronaldo.

Da gala desta noite, destaque ainda para colombiano James Rodríguez, antigo jogador do FC Porto, que graças ao golo apontado no Mundial do Brasil no jogo frente ao Uruguai venceu do prémio Puskas, relativo ao melhor golo ano.

Noutros vencedores da gala de Zurique, o jornalista japonês Hiroshi Kagawa recebeu das mãos do presidente da FIFA Joseph Blatter o prémio presidencial, enquanto o prémio fair-play foi entregue aos voluntários da FIFA presentes no Mundial de 2014.

Vencedores e personalidades distinguidas:

Melhor jogador de 2014: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal).

Melhor jogadora de 2014: Nadine Kessler (Wolfsburgo/Alemanha).

Melhor treinador de 2014: Joachim Löw (Alemanha).

Melhor treinador de futebol feminino de 2014: Ralf Kellermann (Wolfsburgo).

Prémio Puskas 2014: James Rodríguez (Colômbia).

Prémio presidencial: Hiroshi Kagawa.

Prémio fair-play: voluntários da FIFA.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?