loading

Brasil: Contra a violência, mães de membros de claque garantem segurança

Contra a violência nos estádios de futebol, cerca de 30 mães de membros da claque organizada do Sport Club do Recife, de Pernambuco (nordeste do Brasil), fizeram parte da segurança da equipa no último domingo.

Brasil: Contra a violência, mães de membros de claque garantem segurança

A ação, denominada `security moms´ (mães seguranças), foi promovida pela equipa e pela agência Ogilvy Brasil, em nome da paz no futebol. As mães seguranças foram treinadas e preparadas para ajudar e ficaram uniformizadas com coletes, em pontos estratégicos do estádio Arena Pernambuco.

"Fomos a uma partida para descobrir o histórico de violência de alguns torcedores e os chamamos para participar em um suposto documentário sobre a equipa. Com o endereço [morada] em mãos, fomos às suas casas e convidámos as mães para a partida, sem que eles soubessem", afirmou à agência Lusa Paulo Coelho, diretor de Criação Executivo da Ogilvy Brasil.

A campanha contra a violência reforça que há coisas que não se faz na frente da mãe, entre elas brigar no estádio. A comunicação da campanha foi feita nas telas e no sistema de som do estádio. A reação de alguns membros da claque do Sport ao verem suas mães como seguranças foi gravada e fará parte de um vídeo sobre a paz entre as claques, que será transmitido antes das partidas.

"As mães adoraram a ideia, porque disseram se preocupar sempre com os filhos quando eles saem para os jogos, e até rezam para que voltem com vida", acrescentou Coelho. O primeiro resultado da ação pode ser visto no domingo, quando nenhum incidente foi registado no estádio em que as mães foram seguranças, em uma partida entre dois rivais pernambucanos, o Sport e o Náutico.

Coelho disse ainda que a campanha espera combater a violência e gerar uma reflexão na claque sobre o seu papel e o seu limite. Outros clubes, segundo o diretor de Criação da Ogilvy, manifestaram interesse em repetir a ideia, e novas ações estão a ser estudadas.

No ano passado, a agência e o Sport Club do Recife fizeram outra campanha, com o objetivo de conscientizar sobre a doação de órgãos, com a ação "fãs imortais".

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?