loading

Síntese: FC Porto continua a perseguir Benfica, ao vencer Sporting por 3-0

O Sporting resistiu 31 minutos, até ao golo do FC Porto, que, a partir daí, controlou, mandou e marcou mais dois golos, todos por Tello, no jogo ’grande’ da 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Síntese: FC Porto continua a perseguir Benfica, ao vencer Sporting por 3-0

O FC Porto foi claramente superior em dois terços do jogo e teve o mérito de chegar ao primeiro golo num lance em que o génio de Jackson Martinez fez a diferença, um toque de calcanhar que isolou o espanhol para o primeiro golo.

De resto, os três golos do FC Porto foram todos a ‘papel químico’, com a bola a ser metida – sendo que o autor da assistência pôde sempre executar sem oposição – nas costas da defesa ‘leonina’ para a entrada e velocidade de Tello.

Na primeira meia hora, o Sporting conseguiu fazer o que tinha feito ao Wolfsburgo na quinta-feira, em Alvalade, ser pressionante, assumir o controlo do jogo através da posse de bola, com a pecha já evidenciada frente aos alemães, de falta de melhor definição no último terço do campo, perante um FC Porto com dificuldades para ‘pegar’ no jogo.

No entanto, o primeiro golo de Tello mudou o cariz da partida, com o Sporting a acusar o golpe e o FC Porto a assumir, finalmente, a iniciativa e o domínio do jogo, que acentuou na segunda parte, com mais dois golos do jogador emprestado pelo Barcelona.

O segundo ocorreu aos 58 minutos, com Jackson Martinez, mais uma vez, a receber, rodar e assistir, sem ser estorvado, para a entrada de Tello nas costas da defesa ‘leonina’, e o terceiro igual, com a diferença do protagonista da assistência ter sido Herrera e de o lance ter nascido numa perda de bola o jovem central Tobias Figueiredo.

Com este triunfo, o FC Porto mantém os quatro pontos de atraso para o líder Benfica, a pressão sobre este e o campeonato vivo em matéria de discussão do título, o que não aconteceria se não tivesse vencido hoje o Sporting.

No sábado, o conjunto de Jorge Jesus tinha conseguido a maior goleada da prova, ao bater em casa o Estoril-Praia por 6-0, com dois tentos de Jonas e um de Luisão, Salvio, Pizzi e Lima, este último de grande penalidade.

O campeonato passou a ser, em definitivo, uma questão a dois, enquanto o Sporting tem agora preso o terceiro lugar por um escasso ponto, depois de o Sporting de Braga ter vencido sábado por 2-0 no reduto do Rio Ave.

Entretanto, a Académica continua sem vencer em casa na edição 2014/15 da I Liga de futebol e hoje somou o 10.º empate, a um golo, na receção ao Arouca, em encontro da 23.ª jornada.

A ‘briosa' marcou cedo, por Marinho, aos nove minutos, e a equipa arouquense empatou aos 71 minutos, na transformação de uma grande penalidade, convertida por David Simão.

A Académica superiorizou-se na primeira parte e o Arouca dominou quase todo o segundo tempo, repartição que ficou traduzida no resultado final.

Os ‘estudantes’, que vinham de uma vitória fora frente ao Estoril-Praia (2-1), a segunda em todo o campeonato, somaram assim o 13.º empate na Liga, 10 dos quais no seu estádio, enquanto o Arouca somou o quinto, terceiro fora.

Por outro lado, Moreirense venceu hoje o lanterna-vermelha Penafiel por 2-1, num encontro em que equipa da casa marcou primeiro, mas ficou reduzida a 10 aos 47 minutos.

O guarda-redes local Haghigi fez falta na área e foi expulso aos 47 minutos, com Diogo Cunha empatar o jogo, de penálti, aos 49. Com mais um, o Moreirense chegou ao segundo aos 60, num autogolo de Bura.

O Penafiel, que não vence em casa há cinco jogos, chegou cedo à vantagem, depois de Guedes converter uma grande penalidade, aos 11 minutos, após Anilton ter derrubado o avançado penafidelense dentro da área. A oportunidade não foi desperdiçada por Diogo Cunha.

A partir dai, e a jogar com mais um, a equipa de Moreira de Cónegos assumiu o controlo, enquanto o Penafiel, bastante desnorteado, não conseguiu contrariar essa tendência.

Por isso mesmo, não foi de estranhar o segundo golo do Moreirense, numa altura em que se completava a hora de jogo, com a equipa de Moreira de Cónegos a estar sempre mais perto do terceiro golo do que o Penafiel do empate.

Com esta derrota o Penafiel mantém-se no último lugar da tabela classificativa, com 16 pontos, enquanto o Moreirense ascendeu ao 10.º lugar, com 28.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015
V. Guimarães - Marítimo, 1 - 0

Sábado, 28 de Fevereiro de 2015
Gil Vicente - Boavista, 1 - 1
Benfica - Estoril, 6 - 0
Rio Ave - Sp. Braga, 0 - 2

Domingo, 1 de Março de 2015
Nacional - V. Setúbal, 3 - 0
Penafiel - Moreirense, 1 - 2
Académica - Arouca, 1 - 1
FC Porto - Sporting, 3 - 0

Segunda-feira, 2 de Março de 2015
Belenenses - Paços Ferreira, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?