loading

Judo: Telma Monteiro regressa após seis meses de ausência

Telma Monteiro (-57 kg), a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, regressa no sábado aos ‘tatamis’ no Masters de Rabat, depois de seis meses de paragem devido a lesão.

Judo: Telma Monteiro regressa após seis meses de ausência

A judoca do Benfica tem como último resultado um segundo lugar no ‘Grand Slam’ de Tóquio, no início de dezembro, e em março viu-se obrigada a uma cirurgia ao braço direito, que a manteve afastada das competições.

No sábado, juntamente com Joana Ramos (-57 kg), Telma Monteiro estará em mais um Masters da sua carreira, competição que reúne anualmente as 16 melhores judocas do ‘ranking’ internacional e que se disputa por convite.

Telma Monteiro, líder da classificação mundial, em igualdade com a francesa Automne Pavia, ainda tinha ponderado participar no ‘Grand Slam’ de Baku, no início de maio, mas optou por se focar na prova de Rabat.

Em 2011, a judoca venceu a competição, derrotando então aquela que viria a ser a campeã olímpica de Londres2012 e sua grande rival, a japonesa Kaori Matsumoto, que também deverá marcar presença em Rabat.

Nas suas presenças em Masters, uma das mais importantes provas mundiais do judo, Telma Monteiro venceu em 2011 (Baku), foi medalha de prata em 2012 (Almaty) e bronze em 2013 (Tyumen).

“A Telma, apesar de ser líder mundial, pode defrontar logo no início a Kaori Matsumoto [12.ª do ‘ranking’]”, referiu à agência Lusa o diretor técnico da Federação Portuguesa de Judo, Rui Vieira.

Para o responsável, é importante salientar que se trata de uma prova a eliminar e que um lugar de finalista (entre as sete primeiras), de Joana Ramos e Telma Monteiro, seria bom para a qualificação olímpica.

“Só a partir daí podemos pensar nas medalhas”, acrescentou Rui Vieira.

Já Joana Ramos (17.ª do Mundo) entra neste Masters na ‘cauda do pelotão’ (qualificam-se as 16 melhores) devido à ausência de outras mais bem posicionadas, o que deverá colocar no caminho inicial da judoca do Sporting adversárias mais cotadas.

Em Rabat, além das judocas portuguesas, que competem no sábado, estarão os técnicos Joâo Neto e Go Tsunoda.

Ainda a ter em conta que Telma Monteiro é, juntamente com as japonesas Kaori Matsumoto e Misato Nakamura (-52 kg), a francesa Lucie Decosse (-70 kg) e o uzbeque Rishod Sobirov (-66 kg), a judoca com mais combates ganhos nos Masters, num total de 11.

A portuguesa parece estar moldada aos recordes e é também, com Decosse e o mongol Tsagaanbaatar (-73 kg), a que mais combates efetuou na competição (13), no caso com 11 vitórias e duas derrotas.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?