loading

Taça da Liga: Marítimo esteve em duas finais da Taça Portugal, que perdeu

O Marítimo vai participar sexta-feira na sua terceira final, a da Taça da Liga, depois de duas presenças no Jamor, onde perdeu outras tantas finais da Taça de Portugal de futebol.

Taça da Liga: Marítimo esteve em duas finais da Taça Portugal, que perdeu

Após cair face ao Sporting, em 1994/95, e ao FC Porto, em 2000/01, o conjunto insular vai fazer o pleno dos ‘grandes’, medindo forças com o Benfica, detentor da Taça da Liga, no Estádio Cidade de Coimbra.

Separadas por seis anos, as anteriores finais acabaram ambas com desaires por 2-0, selados pelo ‘leão’ Iordanov, que ‘bisou’, e os ‘dragões’ Alenitchev e Pena.

Em 1994/95, a equipa orientada pelo brasileiro Paulo Autuori fez história, por ter sido a primeira equipa insular a marcar presença na final do Jamor.

A exemplo do que sucedeu na presente temporada, na Taça da Liga, o conjunto insular chegou então à final depois de bater nas meias-finais o FC Porto, por 1-0, no Funchal, com um tento do canadiano Alex Bunburry.

A 10 de junho de 1995, os ‘verde-rubros’ não conseguiram, porém, dar sequência a esse triunfo, ao perderem por 2-0 com o Sporting, por culpa do búlgaro, Ivaylo Iordanov, que faturou aos 10 e 85 minutos.

O guarda-redes brasileiro Ewerton foi, ainda assim, a grande figura do conjunto insular e o grande responsável pela diferença no resultado se ter ficado nos dois golos.

Na segunda presença, na época 2000/01, já sob a orientação do treinador português Nelo Vingada, o Marítimo ultrapassou outra equipa portuense na ‘antecâmara’ da final, desta vez o Boavista, derrotado no Bessa por 1-0.

Um golo do brasileiro Paulo Sérgio colocou os insulares pela segunda vez na final da Taça de Portugal.

No Jamor, a 10 de junho de 2001, os insulares encontraram o FC Porto, então treinado por Fernando Santos, atual selecionador nacional, e perderam por 2-0.

O avançado brasileiro Pena e o médio russo Alenitchev marcaram os tentos do triunfo portista.

A primeira presença do Marítimo na final da Taça da Liga será frente ao Benfica e terá lugar na sexta-feira, no Estádio Municipal de Coimbra, às 19:45, num embate que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?