loading

Taça Portugal: Sporting quer salvar época, Sp. Braga confirmar estatuto

O Sporting quer salvar a época no domingo, com a conquista da sua 16.ª Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga que procura confirmar o estatuto de quarto ‘grande’.

Taça Portugal: Sporting quer salvar época, Sp. Braga confirmar estatuto

Os ‘leões’ vão disputar a sua 27.ª final na competição, depois de terem ficado precocemente afastados da luta pelo título nacional e de terem assegurado o terceiro lugar na I Liga, diante dos ‘arsenalistas’, quartos a 18 pontos do Sporting, que vão disputar o troféu pela quinta vez.

Marco Silva comanda a equipa favorita no encontro de domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, não só pelo historial, nem pela vantagem pontual, mas também pelo saldo positivo dos embates perante a formação de Sérgio Conceição, que venceu em Braga, por 1-0, com um golo tardio de Tanaka, e goleou em Lisboa, por 4-1.

O treinador do Sporting teve oportunidade de gerir o plantel praticamente desde que garantiu a presença no Jamor, a 08 de abril, para se apresentar no jogo decisivo com a sua melhor equipa, contando com o avançado argelino Slimani, que teve uma presença intermitente no ‘onze’ desde a Taça das Nações Africanas de 2015.

Pelo contrário, o técnico do Sporting de Braga ainda ficou obrigado a segurar o quarto posto na última jornada da I Liga, quando quebrou um ciclo de cinco jogos sem vencer na prova, tendo, para domingo, como ‘baixa’ confirmada o médio Danilo, que integra a seleção brasileira no Mundial de sub-20, e Ruben Micael, Zé Luís, Mauro e Tiago Gomes em dúvida, todos por lesão.

Para chegar à final e tentar quebrar o jejum de sete anos sem troféus, o Sporting começou de forma fulgurante, ao vencer por 3-1 o FC Porto, no Estádio do Dragão, superando depois três adversários secundários (Sporting de Espinho, por 5-0, Vizela, por 3-2, e Famalicão, por 4-0), antes de eliminar o Nacional nas meias-finais, com o empate 2-2 na Madeira e a vitória por 1-0 em Lisboa.

A quinta ‘caminhada’ do Sporting de Braga até à final da Taça, que conquistou uma vez, começou de forma mais suave, com o triunfo por 4-1 diante do ‘distrital’ Alcains, seguindo-se quatro eliminatórias com primodivisionários, no terreno do rival Vitória de Guimarães (2-1), do agora bicampeão Benfica (2-1), em casa com o Belenenses (7-1) e a duas mãos com o Rio Ave (3-0 em Braga e 1-1 em Vila do Conde).

No domingo, o Sporting volta a dispor da oportunidade de igualar o FC Porto no número de conquistas da Taça, cujo último triunfo remonta a 2007/08, enquanto o Sporting de Braga procura reeditar o sucesso da estreia, em 1965/66, depois de três finais perdidas, a penúltima das quais frente aos ‘leões’ (4-0).

A segunda final da competição entre Sporting e Sporting de Braga vai ser disputada a partir das 17:15, sob arbitragem do madeirense Marco Ferreira.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?