loading

Taça Portugal: Sporting procura quebrar 2.845 dias de jejum de troféus

O Sporting vai tentar na final da Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga, quebrar um jejum de títulos que perdura há quase sete anos, desde 16 de agosto de 2008.

Taça Portugal: Sporting procura quebrar 2.845 dias de jejum de troféus

No domingo cumprem-se 2.845 dias desde o triunfo na Supertaça Cândido Oliveira de 2007/08, o último troféu arrebatado pela equipa de futebol do Sporting, então comandada por Paulo Bento, graças a dois golos de Yannick Djaló.

A conquista desse derradeiro troféu 'verde e branco' no futebol, o 45.º, foi possível pela conquista da última Taça de Portugal, a 18 de maio de 2008, quando o avançado brasileiro Rodrigo Tiuí foi o ‘herói’ improvável no Jamor, ao 'bisar' no prolongamento da final frente ao então já tricampeão FC Porto.

Desde a temporada 2008/09, a última que o antigo selecionador luso cumpriu na íntegra ao serviço dos ‘leões’, o Sporting já vai em 10 treinadores: Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos Paciência, Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz, o belga Franky Vercauteren, Jesualdo Ferreira, Leonardo Jardim e Marco Silva, desde o início da presente temporada.

O jovem técnico tem a ‘responsabilidade’ de pôr termo ao jejum ‘leonino’ de troféus, tal como já tiveram Sá Pinto, que perdeu a final da Taça de Portugal de 2011/12, frente à Académica (0-1), e o próprio Paulo Bento, que sofreu o segundo desaire consecutivo em finais da Taça da Liga em 2008/09, diante do Benfica (2-3 nas grandes penalidades, após 1-1 nos 90 minutos).

O Estádio Nacional, em Oeiras, vai ser, assim, o palco da terceira final ‘verde e branca’ desde a última conquista e também a terceira do Sporting de Braga em idêntico período, com a diferença de que os bracarenses já entretanto celebraram – um triunfo que cumpre 1.144 dias no domingo.

Os ‘arsenalistas’ chegaram à final da edição de 2010/11 da Liga Europa, que perderam perante o FC Porto (1-0), e conquistaram a Taça da Liga de 2012/13, novamente diante dos ‘dragões’, graças a um golo de Alan, na conversão de um castigo máximo.

Relativamente às últimas sete edições da I Liga, troféu que não ruma a Alvalade desde 2001/02, o Sporting teve como melhores desempenhos os segundos lugares de 2008/09 e 2013/14, enquanto os bracarenses foram vice-campeões em 2009/10.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?