loading

Taça Portugal: Sérgio Conceição tenta reerguer troféu na sua primeira final

O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, pode conquistar no domingo pela segunda vez uma Taça de Portugal de futebol, na sua segunda presença na final, a primeira como técnico.

Taça Portugal: Sérgio Conceição tenta reerguer troféu na sua primeira final

O timoneiro dos bracarenses venceu no Estádio Nacional, em Oeiras, em 1997/98, como jogador do FC Porto, precisamente frente ao Sporting de Braga, por 3-1.

Por seu lado, o treinador do Sporting, Marco Silva, nunca ergueu o troféu, mas comanda mais jogadores que o fizeram do que o seu homólogo de Braga.

Adrien Silva soma dois troféus, ao serviço do Sporting em 2007/08, embora não tendo disputado a final, e pela Académica, em 2011/12, quando estava emprestado pelos ‘leões’ e venceu-os no Jamor, por 1-0 (golo de Marinho).

Além do médio internacional luso, somam um troféu o guarda-redes Rui Patrício, os laterais direitos Cédric e Miguel Lopes, o central Paulo Oliveira e o extremo Nani.

Antes de ser vendido ao Manchester United, Nani venceu pelo Sporting a Taça de 2006/07, numa final com o FC Porto em que foi titular. Liedson revolveu (1-0).

Não utilizado nessa temporada, Rui Patrício venceu na seguinte, em 2007/08, atuando de início no 2-0 ao FC Porto, decidido com um ‘bis’ do suplente Tiuí.

Miguel Lopes, o ‘rival’ de Cédric na lateral direita ‘leonina’, ganhou em 2009/10, tendo sido titular na equipa do FC Porto que bateu na final o Desportivo de Chaves (2-1).

Emprestado à Académica, como Adrien, o defesa direito Cédric venceu o Sporting na final de 2011/12, tendo sido igualmente titular.

Em 2012/13, foi a vez de Paulo Oliveira vencer, ao serviço do Vitória de Guimarães. Alinhou de início no centro da defesa, no triunfo por 1-0 sobre o Benfica.

Do lado minhoto, Ruben Micael venceu dois troféus, em 2009/10 e 2010/11, ambos pelo FC Porto, mas sem ter alinhado no Jamor. Foi suplente não utilizado na segunda, na goleada por 6-2 ao Vitória de Guimarães.

Por seu lado, Alan venceu em 2005/06, época em que fez parte do ‘onze’ portista que no Jamor venceu o Vitória de Setúbal por 1-0, e Éder foi utilizado pela Académica na temporada 2011/12, mas estava afastado da equipa na final.

Apesar de já não integrar o plantel bracarense, o médio Custódio pode somar um segundo troféu, depois de ter participado no triunfo do Sporting em 2006/07, sendo suplente utilizado na final com o Belenenses. Em 2001/02, pertencia ao plantel do Sporting, mas não jogou na Taça.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?