loading

Taça Portugal: Sporting e Braga afastaram FC Porto e Benfica

O Sporting e o Sporting de Braga tiveram percursos distintos para chegar à final da Taça de Portugal de futebol de 2014/15, mas têm em comum o facto de terem batido fora os outros ‘grandes’.

Taça Portugal: Sporting e Braga afastaram FC Porto e Benfica

A formação ‘leonina’ afastou o FC Porto logo na terceira eliminatória, a primeira com equipas da I Liga, com uma vitória no Dragão por 3-1, enquanto os ‘arsenalistas’ foram ganhar à Luz, à casa do bicampeão Benfica, por 2-1, nos ‘oitavos’.

Até ao Jamor, o Sporting só defrontou mais um conjunto da I Liga, o Nacional, nas meias-finais, a duas mãos, enquanto os bracarenses tiveram um percurso globalmente bem mais complicado, com outros três primodivisionários, incluindo o rival Vitória de Guimarães, no D. Afonso Henriques.

O Sporting teve um dos jogos mais difíceis que podia ter a abrir, mas venceu, graças a um autogolo de Marcano e tentos de Nani e Carrillo. Jackson Martinez apontou o golo dos ‘dragões’, então o 1-1, mas, com 1-2, aos 51 minutos, falhou um penálti, defendido por Rui Patrício.

Depois, talvez para ‘compensar’, os ‘deuses’ ofereceram aos ‘leões’ três eliminatórias consecutivas frente a equipas do Campeonato Nacional de Seniores.

O Sporting começou por golear fora o Sporting de Espinho, que caiu para os distritais, por 5-0, com um ‘bis’ de Montero, depois venceu em Vizela por apertados 3-2, com Carlos Mané a selar o triunfo aos 59 minutos, e, nos ‘quartos’, goleou em casa o Famalicão, que subiu à II Liga, por 4-0.

Nas meias-finais, frente ao Nacional, o Sporting esteve a perder por 2-1 na Madeira, mas, já com 10, logrou um importante empate a dois, graças a novo tento decisivo de Carlos Mané, aos 83 minutos. Em casa, Ewerton selou o 1-0, aos 85.

Quanto ao Sporting de Braga, começou com o Alcains, dos distritais, e venceu em casa por tranquilos 4-1, para, na quarta ronda, triunfar por 2-1 na casa do vizinho e rival Vitória de Guimarães, com tentos de ‘rajada’ de Rafa (39 minutos) e Pardo (41).

Aos 70 minutos, Marcelo Goiano foi expulso e deixou o conjunto de Sérgio Conceição reduzido a 10, depois de cometer uma grande penalidade que André André transformou, mas os ‘arsenalistas’ seguraram a vantagem até ao fim.

Nos ‘oitavos’, o Sporting de Braga deslocou-se à Luz e somou o segundo triunfo da época por 2-1 sobre o Benfica, graças a tentos de Aderlan Santos e Pardo, no início da segunda parte, depois de Jonas adiantar os ‘encarnados’, na primeira.

Pela terceira eliminatória consecutiva, nos ‘quartos’, chegou uma formação da I Liga, agora o Belenenses, mas o jogo não teve história, com os bracarenses a golearem em casa por impensáveis 7-1, com sete marcadores diferentes.

Nas meias-finais, o Sporting de Braga reeditou com o Rio Ave igual fase da época passada, na Taça de Portugal e na Taça da Liga, e vingou essas eliminações, ‘arrumando’ a questão logo na primeira mão, em casa, com um ‘hat-trick’ de Zé Luís.

Em Vila do Conde (1-1), um tento de Éder, quase a acabar a primeira parte (43 minutos), garantiu, em definitivo, o apuramento para o Jamor, onde os ‘arsenalistas’ vão encontrar uma quinta formação da I Liga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?