loading

Taça Portugal: Dito: «Sporting está melhor, mas Braga pode vencer»

Dito, titular na única final da Taça de Portugal de futebol entre Sporting de Braga e Sporting, em 1982, considera que os ‘leões' estão melhor, mas que existem hoje menos diferenças entre as equipas.

Taça Portugal: Dito: «Sporting está melhor, mas Braga pode vencer»

Os bracarenses perderam essa final por 4-0, com golos do famoso tridente ofensivo dos ‘leões' na época, composto por António Oliveira (dois), Jordão e Manuel Fernandes, e Dito assume que o Sporting era mais forte.

Então com 20 anos, o mais novo em campo juntamente com o também bracarense José Carlos, que cumpriria 20 poucos meses depois, Dito não jogou a central, como era hábito, mas no meio-campo.

"Fomos com enormes expectativas, sabendo que na altura existia a diferença que acho que não existe agora em termos de capacidade e qualidade das equipas, agora não é tão grande", afirmou o antigo defesa, à agência Lusa.

Recordou a eliminação do Benfica no '1º de Maio', denominador comum a quase todos os trajetos que levaram o Braga a finais da Taça de Portugal (com exceção de 1976/77), nesta edição nas meias-finais, ele que viria, anos mais tarde, a representar os ‘encarnados'.

"Fomos para a final com a intenção de atrapalhar o mais possível a vida ao Sporting e ter sucesso, mas era de facto muito complicado. O Sporting nesse ano era muito forte, foi campeão e fez a ‘dobradinha', tinha uma frente de ataque fortíssima, e as possibilidades que tínhamos eram muito reduzidas", lembrou.

Para Dito, aliás, "a presença na final, com o Estádio Nacional cheio, já foi, só por si, uma coisa extraordinária".

Recordou o fato branco com laço a condizer que o técnico ‘arsenalista' Quinito usou e na memória ficou ainda, além da "tristeza" pela derrota, "a beleza da festa que é ver o Estádio Nacional completamente cheio”.

“Aquilo é a essência do futebol português”, frisou.

Para domingo, o antigo internacional luso espera equilíbrio, embora considere que o Sporting esteja numa melhor fase.

"Neste momento, sinceramente, acho que o Sporting é ligeiramente superior, mas é uma final e o Braga tem condições para ganhar, sem dúvida nenhuma", assegurou.

Dito considerou importante que Ruben Micael recupere para dar mais soluções ao meio-campo minhoto e desvalorizou a ausência do 'trinco' brasileiro Danilo.

"Só o jogo em si poderá dizer [o que poderá ser decisivo], se acontecer um golo cedo ele modifica-se completamente, se o resultado estiver igual na primeira parte as abordagens serão depois diferentes na gestão da partida, e a equipa que mostrar mais atrevimento de querer ganhar o jogo poderá ganhar", anteviu.

Se o Braga conquistar o troféu junta-o a um quarto lugar no campeonato, o que seria uma "época excelente" do clube minhoto, concluiu.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?