loading

Benfica-Sporting: Cronologia de um conflito

Cronologia do atual conflito entre o Benfica e o Sporting, que se defrontam domingo, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da oitava jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Benfica-Sporting: Cronologia de um conflito

Fevereiro
10: Sporting anuncia corte de relações com o Benfica, na sequência de incidentes ocorridos no fim de semana anterior, nos jogos entre os dois clubes, para os campeonatos de futsal e futebol.

14: Bruno de Carvalho acusa Luís Filipe Vieira de ser “o futuro papa do futebol português”, em resposta ao presidente do Benfica, que tinha dito que o Sporting era “gerido com a sensibilidade e o querer de um adepto de bancada”.

Junho
04: Benfica anuncia fim das negociações com Jorge Jesus para a renovação do contrato, em comunicado enviado à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), em função das notícias que davam conta de “um possível compromisso com outra SAD”.

05: Bruno de Carvalho anuncia que Jorge Jesus é o treinador do Sporting para as próximas três épocas.

Julho
01: Jorge Jesus é oficialmente apresentado como treinador do Sporting, no dia em que o clube assinalou o 109.º aniversário, assumindo-se candidato a conquistar todos os títulos em Portugal.

06: Jorge Jesus em entrevista ao programa Play-off da SIC Notícias: “Porque não continuei? Senti-me sempre desejado no Benfica. Neste último ano não. Senti que havia um clube que me desejava e saí”.

Agosto
08: Jorge Jesus em conferência de imprensa antes da Supertaça: "Não fujo ao que disse, pelos jogos que vi do Benfica... (tem) o mesmo sistema, a mesma ideia de jogo, as mesmas estratégias de bola parada e eu só tenho de dar os parabéns ao treinador do Benfica, que manteve tudo igual numa equipa que ganhou tudo”.

09: Estreia oficial de Jorge Jesus no comando técnico do Sporting. Vitória por 1-0 sobre o Benfica, seu anterior clube, na Supertaça, com um golo do peruano Carrillo.

13: O jornal Correio da Manhã noticia que Jorge Jesus enviou mensagens de telemóvel a vários jogadores benfiquistas antes do jogo da Supertaça.

17: Benfica confirma que não pagou o último mês de salário a Jorge Jesus e que vai pedir uma indemnização de 7,5 milhões de euros, por considerar que o ex-treinador rescindiu o contrato de forma unilateral e sem justa causa.

18: Bruno de Carvalho responde na sua página oficial no Facebook: “É um ato miserável e desnorteado de um clube onde os próprios sócios estão ‘demissionários’. Tudo vale na guerra do faz de conta. Aí são verdadeiros campeões”.

Setembro
29: É criado o site football leaks, que se declara um “projeto que visa divulgar a parte oculta do futebol” e no qual são revelados nos dias seguintes vários documentos confidenciais, sobretudo do Sporting – entre os quais o contrato com Jorge Jesus -, mas também de Benfica e FC Porto.

Outubro
01: O Sporting apresenta uma queixa-crime na Polícia Judiciária contra os responsáveis do site football leaks, que divulgou documentos confidencias do clube.

05: Bruno de Carvalho no programa Prolongamento da TVI24: “É entregue esta prenda aos quatro árbitros do jogo, dois delegados e um observador (nos jogos em casa). Dá 28 jantares por jogo, tanto da equipa A como da equipa B. Só em jantares, por ano, deve rondar 140.000 euros. Em prendas deve tudo rondar um quarto de milhão de euros”.

06: Bruno de Carvalho durante a apresentação da corrida do Sporting: “O Jorge Jesus recebeu o prémio da Supertaça - que está no museu -, como todos nós. O Sporting cumpre com os seus compromissos contratuais e não deve salários a ninguém. Se alguém lhe deve não é o Sporting. Façam a mesma pergunta no Estádio da Luz”.

07: A Federação Portuguesa de Futebol pede a intervenção do Ministério Público para verificar se existem ilícitos criminais, na sequência das declarações de Bruno de Carvalho sobre alegados aliciamentos a árbitros por parte do Benfica.

09: Luís Filipe Vieira na inauguração da Casa de Algueirão e Mem Martins do Benfica: “Apelo aos benfiquistas que ignorem o ruído, que não beneficia ninguém. Falemos de nós e preocupemo-nos apenas com o Benfica. Sei, como presidente, que tenho a obrigação de defender de forma intransigente o bom nome do clube e deixo-vos a garantia de que assim farei, mas nos lugares próprios”.

10: Bruno de Carvalho em entrevista ao semanário Expresso: “Se acho que é corrupção? Não. Mas ultrapassa a cortesia, não é uma camisolinha. Não acho que condicione árbitros, mas creio que tudo devia ser transparente”.

10: Luís Filipe Vieira na receção na Câmara Municipal da Guarda: “O Benfica é demasiado grande, demasiado grande, por vezes, para situações tão pequenas que se vão passando e vocês vão ignorando tudo, tudo, tudo, porque, no dia certo e à hora certa saberemos ajustar contas”.

11: Bruno de Carvalho à margem da corrida do Sporting, em Lisboa: “Não há questões polémicas. Neste momento, o Sporting disse tudo aquilo que tinha para dizer, quem quis perceber percebeu. Os sítios certos realmente existem, agora o importante é as pessoas verem que há muito tema em movimento e que afinal tudo aquilo que eu disse era verdade”.

14: Bruno de Carvalho em declarações à Rádio Renascença: “Para que este dérbi seja o rei da confusão e da poeira, já só falta que o Benfica aproveite estes dias antes do jogo para colocar os tais processos contra o Jorge Jesus. Não me admiraria que a estratégia baixa do Benfica chegasse a esse ponto”.

15: Revista Sábado noticia que o Benfica exige 14 milhões de euros na ação que interpôs contra Jorge Jesus no Tribunal do Barreiro, cujos fundamentos decorrem dos contactos mantidos pelo seu ex-treinador com um funcionário do Sporting ainda durante a vigência do anterior contrato e pela apropriação de 'software' confidencial do clube da Luz.

15: Bruno de Carvalho em entrevista à Sporting TV: “Já tinha dito que do Benfica se podia esperar tudo do mais baixo. Só faltava colocar o processo a Jorge Jesus dias antes do dérbi, e foi o que fizeram. Tudo isto estava pensado e preparado e começou a surgir após a derrota na Supertaça”.

19: Bruno de Carvalho em entrevista à RTP Internacional e RTP África: “Vou explicar o porquê de isto encerrar na descida de divisão. Tácito é algo que não está declarado mas que se subentende. Houve uma denúncia e ninguém disse que era mentira. A partir do momento em que se sabe que é verdade e ao ver a preocupação dos árbitros em disseram ‘nós não fomos’, houve algo tácito e, por isso, tem de ser punido com a descida de divisão”.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?