loading

Crónica: Tondela surpreende Rio Ave e vence pela primeira vez fora de casa

O Tondela conquistou hoje a primeira vitória fora de portas na Primeira Liga, depois de derrotar o Rio Ave, por 3-2, no fecho da 15.ª jornada do campeonato.

Crónica: Tondela surpreende Rio Ave e vence pela primeira vez fora de casa

A formação agora comandada por Petit, que esta época só tinha vencido uma vez na I Liga - quando, em agosto, à terceira jornada, bateu em casa o Nacional -, conseguiu, neste desafio, operar a reviravolta no marcador no segundo tempo, depois de ao intervalo ter estado a perder por 1-0.

Tarantini, na etapa inicial, apontou o primeiro golo dos locais, enquanto que Murillo, Wagner e Nathan Junior, já na segunda parte, apontaram os tentos que valeram o triunfo ao Tondela, apesar de Heldon ainda ter reduzido para o 3-2 final.

Com este triunfo, a equipa da região centro ganha um novo alento na tentativa de fuga ao último lugar da classificação, passando agora a somar oito pontos.

Já o Rio Ave, que terminou o jogo reduzido a 10 pela expulsão de Tarantini, deixou escapar o quinto lugar na tabela classificativa, perdendo terreno na luta pelos lugares que dão acesso às competições europeias, somando 21 pontos, no sétimo lugar.

Desde cedo se percebeu que a forte chuva que caiu esta tarde em Vila do Conde seria um dos principais obstáculos das equipas, que demoraram a adaptar-se ao terreno pesado, protagonizando uns minutos iniciais de futebol inconsequente.

O Tondela, com um meio-campo mais musculado, foi o primeiro a reagir melhor às adversidades e Doly Menga teve nos pés a primeira oportunidade de golo, num remate desviado pelo central vila-condense Capela.

Ao atrevimento contrário o Rio Ave respondeu de forma letal e, pouco depois da meia-hora, colocou-se em vantagem através de Tarantini.

O capitão dos vila-condenses deu a melhor sequência a uma assistência de Ukra e, entre defesa contrária, rematou para o 1-0 com que se chegou ao intervalo.

O tento galvanizou os vila-condenses, que regressaram do intervalo mais pressionantes, dispondo de duas boas oportunidades para dilatar a vantagem, mas Guedes não teve a melhor pontaria.

Ao desperdício dos nortenhos, o Tondela contrapôs com uma jogada simples, mas eficaz, na qual Jhon Murillo, lançado por Otto, ganhou em velocidade à defesa contrária para restabelecer o empate.

O tento do Tondela teve tanto de surpreendente como de desequilibrador para os jogadores do Rio Ave, que, perto do minuto 70, voltaram à abrir brechas na defesa e permitir que um contra-ataque conduzido por Rapahel Guzzo e finalizado por Wagner resultasse na reviravolta no marcador.

A equipa de Petit precisou de apenas mais quatro minutos para explorar o inexplicável desnorte dos vila-condenses, com Nathan Júnior a apontar o 3-1, após uma falha coletiva da defesa da casa, na sequência de um canto.

O terceiro 'golpe' do Tondela desorientou totalmente os pupilos de Pedro Martins, que ficaram sem Tarantini - expulso por protestos - e ainda viram Ukra, de grande penalidade, permitir defesa fácil de Cláudio Ramos na cobrança do castigo.

O Rio Ave ainda reagiu nos descontos, com Yazalde a oferecer o 3-2 a Heldon, mas já não havia tempo para que o segundo triunfo do Tondela na temporada pudesse ser beliscado.

Programa da jornada

Sábado, 2 de Janeiro de 2016
Boavista - Moreirense, 0 - 3
Nacional - Arouca, 2 - 2
Académica - U. Madeira, 3 - 1
Marítimo - Estoril, 1 - 1
V. Setúbal - Sp. Braga, 1 - 1
Paços Ferreira - Belenenses, 2 - 2
V. Guimarães - Benfica, 0 - 1
Sporting - FC Porto, 2 - 0

Domingo, 3 de Janeiro de 2016
Rio Ave - Tondela, 2 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?