loading

Iniciativa conjunta pretende promover "atitude positiva" no futebol

A Academia do Sporting, em Alcochete, recebeu hoje a apresentação da iniciativa "Em campo jogamos o mesmo jogo", que tem como objetivo promover uma atitude desportiva positiva entre jogadores, árbitros, dirigentes e treinadores.

Iniciativa conjunta pretende promover "atitude positiva" no futebol

A iniciativa é promovida pelo Sindicatos dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

Na apresentação estiveram presentes Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, José Gomes, presidente da APAF, Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, o ex-árbitro internacional e embaixador da iniciativa, Duarte Gomes, e Jorge Jesus, técnico da equipa principal de futebol do Sporting

"É de registar o facto de o Sporting ter, de imediato, aceitado receber-nos e aderir a esta iniciativa, à semelhança do que tem feito nesta matéria e noutras que dizem respeito ao futebol português. As relações entre o SJPF e o Sporting, independentemente das divergências naturais que existem, têm sido saudáveis", disse Joaquim Evangelista, segundo o sítio oficial do Sporting.

O presidente do sindicato de jogadores acrescentou que têm sido encontrados "pontos de encontro" e que têm sido efetuadas "as cedências necessárias para defender o futebol português", apesar de salientar que defende os interesses dos jogadores e o presidente Bruno de Carvalho os interesses do Sporting.

"Queremos procurar encontrar soluções dentro de casa. Discute-se muito na praça pública, mas incomoda-nos o facto de os protagonistas do jogo serem condicionados por essa discussão. Tudo iremos fazer para que tal não aconteça", defendeu.

José Gomes, presidente da APAF, considerou a iniciativa uma mais-valia, referindo que é possível que todos convivam no futebol português de "de uma forma saudável e tranquila".

"Todos queremos ser mais transparentes e ter uma maior abertura perante os clubes. Será uma ação que nos permite, a nós, árbitros, darmos mais a conhecer a nossa atividade, os nossos problemas e os campos onde podemos ajudar os clubes, levando-os a conhecer as regras do jogo e as boas práticas que devem ser levadas quer pelos árbitros, quer pelos jogadores e dirigentes", disse.

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apelou à união entre clubes e agentes desportivos, lembrando que o clube e o sindicato de jogadores estavam unidos na luta contra o fim dos fundos e a favor das tecnologias.

"Os jogadores, que eram supostamente os mais beneficiados com a questão dos fundos, foram dos que mais lutaram para acabar com isso. É preciso combater estigmas errados, olhar para o futuro, defender valores. As tecnologias também vão ser uma realidade no futebol. Humanos somos todos, todos erramos enquanto seres humanos, mas os únicos que não tinham recurso a novas tecnologias eram os árbitros", disse.

Bruno de Carvalho manifestou o desejo que a iniciativa tenha "o sucesso que merece", referindo que "somos rivais, mas vivemos todos do mesmo, do futebol".

No final da sessão, Duarte Gomes foi orador numa sessão de esclarecimento com os jogadores e equipa técnica do Sporting.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?