loading

LE: FC Porto e Sporting muito longe de um 'oitavos' quase a sorrir ao Braga

FC Porto e Sporting estão a um passo do ‘adeus’ à Liga Europa em futebol, ao contrário do Sporting de Braga, muito perto de garantir pela terceira vez na sua história um lugar nuns ‘oitavos’ das taças europeias.

LE: FC Porto e Sporting muito longe de um 'oitavos' quase a sorrir ao Braga

Única equipa que joga quarta-feira, o ‘onze’ de Paulo Fonseca recebe os suíços do Sion, que bateu fora por 2-1, pelo que até pode perder e repetir o eu conseguiu na Taça UEFA, em 2006/07 e 2008/09, e na edição 2010/11 da Liga Europa, em que só caiu na final, perante o FC Porto (0-1, em Dublin).

Bem mais complicada, é a tarefa de ‘dragões’ e ‘leões’, já que, em confrontos alemães, os comandados de José Peseiro perderam por 2-0 no reduto do Borussia Dortmund e o conjunto de Jorge Jesus caiu por 1-0 na receção ao Bayer Leverkusen.

Mesmos sem poder contar com o castigado Nikola Vukcevic, o Sporting de Braga, vencedor na Suíça com tentos de Stoijlkovic e do internacional luso Rafa, tem tudo a seu favor, precisando apenas de não pensar que já está apurado.

Basta lembrar que, há dois anos, venceu fora os romenos do Pandurri por 1-0, graças a um tento e Yazalde, presentemente a atuar no Rio Ave, e, depois, perdeu na ‘pedreira’ por 2-0 falhando a fase de grupos da Liga Europa.

O favoritismo está, no entanto, todo do lado do conjunto português, num embate com início às 17:00, como está no dos alemães, no que se refere aos embates de quinta-feira.

A partir das 19:00 locais (18:00 em Lisboa), o Sporting joga em Leverkusen e a sua missão é, no mínimo, muito complicada, bastando recordar que, na sua história europeia de 60 anos, os ‘leões’ jamais venceram em solo alemão.

Em 11 deslocações à Alemanha, o conjunto ‘leonino’ somou apenas um empate, com o Bayern Munique (0-0 em 2006/07) e 10 derrotas, duas em Leverkusen, na fase de grupos da Liga dos Campeões (1-4 em 1997/98 e 2-3 em 2000/2001).

Jorge Jesus lembrou que já conseguiu vencer em Leverkusen, pelo Benfica, em 2012/13 (1-0, com um tento de Óscar Cardozo), mas, depois disso, na época passada, perdeu por 3-1, num jogo da ‘Champions’ em que fez as suas habituais poupanças.

Na primeira mão, em Alvalade, o Sporting jogou de início sem Slimani e Adrien e perdeu por 1-0, por culpa de um golo de Karim Bellarabi, e só com uma boa dose de sorte não sofreu derrota mais pesada.

Tendo em conta que, na Alemanha, Jesus não deverá fugir ao ‘guião’ e irá preservar alguns jogadores, tudo aponta para o adeus à Europa, o que deixará o Sporting apenas com o campeonato, a sua prioridade, para disputar.

Em termos históricos, o Sporting só se pode ‘agarrar’ ao facto de ter conseguido, uma vez, virar fora um resultado ainda mais adverso: em 2010/11, com o Brondby, perder por 2-0 em casa e venceu fora por 3-0.

Quanto ao FC Porto, a sua tarefa, que se inicia pelas 20:05, não se prevê mais acessível, pelo contrário, até pelo poderio do adversário, que ainda no fim de semana venceu em Leverkusen por 1-0 e soma, no campeonato alemão, mais 16 pontos do que o adversário dos ‘leões’.

Os comandados de José Peseiro jogam no ‘conforto do lar’ - se é que se pode chamar assim um Dragão que tem vindo a perder adeptos, mas não assobios -, mas os antecedentes de receções a alemães não são muito animadores, face ao 0-2 sofrido fora.

Dos 15 resultados nas receções a germânicos, o FC Porto só aproveita o 4-1 de 2006/07 ao Hamburgo, na fase de grupos da ‘Champions’, nem lhe servindo o 3-1 ao Bayern Munique da época passada, o jogo mais emblemático da ‘era’ Julen Lopetegui.

No que respeita a virar desaires fora por 2-0, ou cenário piores, os ‘dragões’ não têm nada a apresentar, já que caíram sempre: ainda estiveram perto em 1985/86, face ao FC Barcelona, na Taça dos Campeões, mas o 3-1, graças a um ‘hat-trick’ do brasileiro Juary, foi insuficiente.

Positivo, para José Peseiro, são prováveis os regressos de Maxi Pereira, Danilo e Marcano, que falharam o jogo da primeira mão, os dois primeiros por castigo e o central espanhol devido a lesão.

Quanto aos restantes embates, destaque para a receção do Nápoles ao Villarreal, que venceu em Espanha por 1-0, e do Manchester United ao Midtjylland: os dinamarqueses ganharam em casa por 2-1 e ameaçam novo ‘escândalo’ em Old Trafford.

Programa da jornada

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016
Fenerbahce - Lokomotiv, 2 - 0

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016
Midtjylland - Man Utd, 2 - 1
Fiorentina - Tottenham, 1 - 1
Sevilla - Molde, 3 - 0
Saint-Étienne - Basel, 3 - 2
Dortmund - FC Porto, 2 - 0
Villarreal - Napoli, 1 - 0
Anderlecht - Olympiakos, 1 - 0
FC Augsburg - Liverpool, 0 - 0
Shakhtar - Schalke 04, 0 - 0
Valência - Rapid Wien, 6 - 0
Sion - Sp. Braga, 1 - 2
Galatasaray - Lazio, 1 - 1
Sparta - FK Krasnodar, 1 - 0
Sporting - Leverkusen, 0 - 1
Marseille - Athletic Bilbao, 0 - 1

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2016
Sp. Braga - Sion, 2 - 2

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016
Lokomotiv - Fenerbahce, 1 - 1
FK Krasnodar - Sparta, 0 - 3
Lazio - Galatasaray, 3 - 1
Athletic Bilbao - Marseille, 1 - 1
Rapid Wien - Valência, 0 - 4
Leverkusen - Sporting, 3 - 1
Liverpool - FC Augsburg, 1 - 0
Schalke 04 - Shakhtar, 0 - 3
Olympiakos - Anderlecht, 1 - 2 a.p
Basel - Saint-Étienne, 2 - 1
FC Porto - Dortmund, 0 - 1
Molde - Sevilla, 1 - 0
Man Utd - Midtjylland, 5 - 1
Tottenham - Fiorentina, 3 - 0
Napoli - Villarreal, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?