loading

Portugal com saldo negativo frente à Bulgária, venceu dois últimos jogos

A seleção portuguesa de futebol tem um saldo negativo nos encontros com a Bulgária, apesar de ter invertido a tendência nos dois últimos embates, que tiveram lugar há mais de duas décadas.

Portugal com saldo negativo frente à Bulgária, venceu dois últimos jogos

As duas formações, que se vão defrontar na sexta-feira, em Leiria, num jogo de preparação para o Euro2016, encontraram-se em 12 ocasiões, nas quais se registaram quatro triunfos de Portugal, cinco dos búlgaros e três empates.

Apesar de um saldo ligeiramente desfavorável, a seleção portuguesa logrou vencer os dois últimos confrontos, também eles de preparação.

Em setembro de 1984, o conjunto orientado por José Torres bateu a Bulgária por 1-0, no Estádio do Restelo, graças ao tento solitário de Fernando Gomes.

Cerca de oito anos depois, em 1992, a equipa lusa, então comandada por Carlos Queiroz, viria a vencer novamente a congénere búlgara, em Paris, desta feita por 2-1, com golos de Figo e Oceano, naquele que foi o último jogo entre as duas seleções.

Com estes dois triunfos, Portugal encerrou uma série de seis partidas consecutivas sem vencer a Bulgária, somando três desaires e três igualdades nesse período.

Na qualificação para o Euro1968, que viria a falhar, a seleção nacional perdeu em Sofia (1-0) e depois empatou no Estádio Nacional (0-0), o mesmo sucedendo no apuramento para o Campeonato do Mundo de 1974, com uma derrota na Bulgária (2-1) e uma igualdade no Estádio da Luz (2-2).

A encerrar esta sequência, seguir-se-iam dois encontros de preparação, ambos em 1981, nos quais Portugal empatou 1-1, no Estádio das Antas, e perdeu por 5-2, em Hascovo.

Por outro lado, a primeira vitória de Portugal sobre a Bulgária sucedeu em 1962, na qualificação para o Euro1964. Após ter perdido a primeira mão da ronda preliminar, por 3-1, a seleção nacional empatou a eliminatória, no segundo encontro, ao vencer pelos mesmos números (3-1), com tentos de Hernâni (dois) e Coluna.

Contudo, no terceiro e decisivo encontro, disputado em Roma, o conjunto luso cedeu um desaire pela margem mínima (1-0) e acabou por ser afastado.

Já a segunda vitória sobre os búlgaros ocorreu na fase final de uma competição que deixou boas recordações aos portugueses, como é o caso do Mundial1966, disputado em Inglaterra. Na segunda jornada do grupo 3, a formação das 'quinas' viria a vencer por 3-0, graças aos golos de Ivan Vutsov, na própria baliza, Eusébio e Torres.

Portugal e Bulgária defrontam-se pela 13.ª vez, na sexta-feira, a partir das 20:45, no Estádio Municipal de Leiria, num encontro inserido na preparação portuguesa para o Euro2016, que terá lugar em França, entre 10 de junho e 10 de julho.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?