loading

Sub-19 de Portugal vencem Eslovénia e garantem apuramento para Europeu

Portugal garantiu hoje o apuramento para o Campeonato da Europa de sub-19 de futebol, depois de vencer a Eslovénia, por 3-1, na terceira jornada do grupo 6 da ronda de elite.

Sub-19 de Portugal vencem Eslovénia e garantem apuramento para Europeu

Com este triunfo, a formação orientada por Emílio Peixe garantiu o primeiro lugar do grupo, com setes pontos, e irá, assim, marcar presença na fase final da competição, que se disputa, este ano, na Alemanha, entre 11 e 24 de julho.

Os golos de Rúben Dias e Bruno Costa, ainda na primeira, acabaram por cimentar uma vitória sem contestação dos lusos, que ao longo de todo o jogo se pautaram como a equipa mais dominadora e rematadora.

Sabendo que apenas a vitória interessava para garantir o objetivo, a ‘equipa das quinas’ entrou melhor na partida, revelando-se mais pressionante e não demorando a criar as primeiras oportunidades de perigo.

Logo aos 11 minutos um cabeceamento de Buta serviu como primeiro aviso aos eslovenos, que, nesta fase inicial, se preocupavam mais em defender, tentando segurar um empate que lhes garantia o apuramento.

No entanto, a estratégia da formação de leste acabou por ruir quando, aos 17 minutos, na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para o central Rúben Dias, que com forte remate inaugurou o marcador.

O tento foi moralizador para a formação lusa, que não demorou mais de dois minutos para ampliar a vantagem, desta feita numa jogada construída por Alexandre Silva e Buta, e finalizado com um belo remate de Bruno Costa.

O 2-0 não fez Portugal relaxar, mantendo uma postura mais atrevida, perante um adversário que, nesta etapa inicial, não criou uma ocasião de golo junto à baliza de Pedro Silva.

Foi, por isso, Portugal que, até ao intervalo, teve mais oportunidades para dilatar a vantagem, pecando, apenas, na pontaria.

No regresso do descanso, a formação nacional não perdeu o balanço ofensivo, embora sem clarividência demonstrada na primeira parte.

Espelho disso foi um perdida incrível de Pedro Delgado, aos 52 minutos, que depois de assistência de Buta, rematou ao poste, quando tinha a baliza totalmente à mercê.

O desperdício luso fez a Eslovénia acreditar um pouco mais nas suas capacidades, e num par de lances de contra-ataque, os forasteiros conseguiram os seus primeiros remates à baliza portuguesa.

Apesar da reação do adversário, o domínio de Portugal continuava a ser evidente, e assim que a equipa acelerava criava muitas dificuldades à defesa contrária.

Assim aconteceu à passagem do minuto 72, quando Yuri Ribeiro galgou toda a faixa esquerda para, na área, assistir Pedro Delgado, que se redimiu da perdida anterior, apontado o 3-0.

Na fase final, a Eslovénia ainda chegou ao golo de honra, num bom remate de Tijanic, que não beliscou o triunfo de Portugal.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Eslovénia - Portugal, 1-3.

Ao intervalo 0-2.

Marcadores:
0-1, Rúben Dias, 17 minutos.
0-2, Bruno Costa, 18.
0-3, Pedro Delgado, 72.
1-3, Tiajnic, 79.

Equipas:

Eslovénia: Vodisek, Dedic, Pozri, Karic, Flis, Zuzek, Rokavec, Novak, Elsnik (Repas, 81), Mrkonja (Tiajnic, 53) e Kramaric (Susnjara, 85).
(Suplentes: Kerec, Repas, Tijanic e Susnjara).

Treinador: Igor Benedejcic.

Portugal: Pedro Silva, Pedro Empis, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Gonçalo Rodrigues, Pedro Delgado (Bruno Xadas, 76), Bruno Costa (Diogo Gonçalves, 60), Alexandre Silva (Ricardo Ribeiro, 90) e Buta.
(Suplentes: Fábio Duarte, Diogo Gonçalves, João Carvalho, Jorge Fernandes, Pedro Amaral, Xadas, Ricardo Ribeiro).

Treinador: Emílio Peixe.

Árbitro: Padraig Sutton (Irlanda).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Karic (27), Elsnik (29) e Alexandre Silva (55).

Assistência: Cerca 500 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?