loading

Imprensa Nacional-Casa da Moeda apresenta Plano de Moedas Comemorativas

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresenta hoje à tarde o Plano de Moedas Comemorativas para 2016, algumas desenhadas por Joana Vasconcelos e André Carrilho, entre outros artistas plásticos.

Imprensa Nacional-Casa da Moeda apresenta Plano de Moedas Comemorativas

A apresentação está marcada para as 18:30, na Fábrica da Casa da Moeda, em Lisboa.

O Plano a apresentar é composto por nove moedas, que “dão relevo a valores e temáticas da cultura nacional e universal, ajustadas aos tempos modernos, representando a criatividade e a excelência das artes visuais portuguesas”, afirma a INCM em comunicado.

A apresentação conta com a presença do presidente da INCM, Rui Carp, que abre a sessão, seguindo-se uma intervenção de António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, que falará sobre “A moeda como objeto cultural e de poder”.

O plano é apresentado pelo diretor Comercial e de Marketing da INCM, Alcides Gama.

Este ano, a INCM apresenta uma novidade no que diz respeito à embalagem das moedas comemorativas, que será num compósito de cortiça desenhado pelo arquiteto Miguel Arruda, que “alia a identidade portuguesa à sofisticação tecnológica”.

Quanto ao plano, serão cunhadas moedas correntes celebrativas da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e o 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

As Moedas de Coleção Comemorativas são dedicadas ao movimento intelectual do Modernismo, no qual participaram entre outros, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Eduardo Viana e Mário Eloy, à inauguração do Museu do Dinheiro, em Lisboa, instalado na antiga igreja S. Julião, e à rainha D. Catarina de Bragança, que se casou com o rei Carlos II de Inglaterra, que surge no âmbito da série “Rainhas da Europa”.

O Cante Alentejano, elevado a Património Imaterial da Humanidade, em 2014, o futebolista Eusébio, na série “Heróis do Desporto”, o Lince Ibérico, no âmbito de “Espécies de Animais Ameaçadas”, e o Figurado Cerâmico de Barcelos, na série “Etnografia Portuguesa”, são outras moedas a emitir, na Coleção das Comemorativas.

A INCM vai também apresentar um concurso, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, para “envolver o público mais jovem” e que “visa a participação de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico na criação de um desenho, subordinado ao tema “O futuro”, para uma moeda comemorativa a integrar o plano de 2017.

“A INCM pretende assim incentivar o gosto pela numismática e pelo colecionismo, enquanto atividade lúdica e de enriquecimento cultural, e fomentar uma relação de afetividade com o passado, projetando-o no presente e no futuro através das novas gerações”, lê-se num comunicado da instituição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?