loading

Japão vai «confirmar factos» relativos a candidatura aos JO 2020

O Japão afirmou hoje que vai questionar os responsáveis pela organização dos Jogos Olímpicos 2020 após as autoridades francesas terem aberto uma investigação a alegados pagamentos ilícitos ligados ao processo de candidatura.

Japão vai «confirmar factos» relativos a candidatura aos JO 2020

“Vamos continuar a trabalhar para confirmar factos”, disse o porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, na conferência de imprensa diária.

No quinta-feira, o Governo japonês afirmou que a candidatura de Tóquio à organização dos Jogos Olímpicos de 2020 foi limpa, depois de na quarta-feira terem surgido suspeitas de alegados subornos a uma sociedade ligada ao Comité Olímpico Internacional (COI).

Suga assegurou então não estar ao corrente das informações publicadas na quarta-feira pelo jornal britânico The Guardian, segundo as quais o comité organizador japonês fez pagamentos de 1,3 milhões de euros numa conta com ligações ao COI antes da escolha de Tóquio para a organização dos Jogos.

O porta-voz garantiu que o executivo responderá “de forma apropriada”.

Segundo o The Guardian, as autoridades francesas estão a investigar o caso.

O jornal refere que foram efetuados pela candidatura de Tóquio pagamentos na conta da empresa Black Tidings, à qual está ligado Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, antigo presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Já no início de março, tinha sido noticiada pelo The Guardian a abertura, em França, de uma investigação sobre suspeitas de corrupção na atribuição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016) e de Tóquio (2020).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?