loading

Europeu 2012: Portugal esteve perto da final mas caiu nos 'penáltis'

A seleção portuguesa de futebol esteve muito perto de marcar presença numa segunda final de um Europeu, em 2012, mas a ‘lotaria’ das meias-finais acabou por sair à então campeã mundial e europeia em título Espanha.

Europeu 2012: Portugal esteve perto da final mas caiu nos 'penáltis'

Depois de 120 minutos sem golos, em Donetsk, Portugal até começou o desempate em ‘grande’, com Rui Patrício a parar o remate de Xabi Alonso, mas, no pontapé seguinte, o agora portista Casillas fez o mesmo a João Moutinho e, ao oitavo, com a Espanha a vencer por 3-2, Bruno Alves atirou à barra.

De imediato, Cesc Fàbregas foi mais feliz, com a bola a embater no poste direito e a entrar, e a Espanha venceu por 4-2, perante o inconformismo de Cristiano Ronaldo: “Que injustiça, que injustiça”, clamou, em pleno relvado.

O jogador do Real Madrid via, mais uma vez, adiada a possibilidade de conquistar um título ao serviço da formação das ‘quinas’, depois de não ter conseguido dar sequência face à Espanha a um grande desempenho no campeonato da Europa.

Cristiano Ronaldo nem entrou bem, nos embates com a Alemanha (0-1) e a Dinamarca (3-2), mas foi decisivo no terceiro e decisivo jogo da fase de grupos, ao ‘bisar’ face à Holanda (2-1), que marcara primeiro.

Nos quartos de final, foi também do ‘7’ luso o golo que permitiu à formação das ‘quinas’ atingir a sua quarta meia-final de um europeu, depois de 1984, 2000 e 2004, no embate face à República Checa (1-0).

Com os três golos apontados, Cristiano Ronaldo foi um dos melhores marcadores da prova, a par do alemão Mario Gomez, do croata Mario Mandzukic, do espanhol Fernando Torres, do italiano Mario Balotelli e do russo Alan Dzagoev.

A seleção lusa estreou-se no Europeu de 2012 com o mesmo adversário do qual se despediu da edição de 2008 e o resultado foi o mesmo, o habitual, uma derrota, desta vez por 1-0, selada aos 72 minutos, por Mario Gomez.

No segundo jogo, ainda em Lviv, Portugal reagiu bem e chegou a 2-0 face à Dinamarca, com tentos de Pepe (24 minutos) e Hélder Postiga (36), mas um ‘bis’ de Nicklas Bendtner (41 e 80) restabeleceu a igualdade.

Aos 84 minutos, Paulo Bento apostou em Silvestre Varela e não poderia ter sido mais feliz, pois, três minutos, volvidos o extremo portista materializou o triunfo luso (3-2).

O terceiro embate, em Kharkiv, decidia o destino de Portugal e não começou da melhor maneira, com o holandês Rafael van der Vaart a inaugurar o marcador, logo aos 11 minutos.

Mas, finalmente, apareceu Cristiano Ronaldo. Até ai ‘desaparecido’, o jogador do Real Madrid empatou o jogo aos 28 minutos, servido por João Pereira, e, aos 74, selou a reviravolta, depois de uma assistência de Nani.

Depois de selar o apuramento para os quartos de final, o ‘7’ luso voltou a ser decisivo na qualificação para as ‘meias’, ao marcar em Varsóvia o golo da vitória sobre a República Checa (1-0), um cabeceamento que Petr Cech não conseguiu parar, aos 79 minutos, após um cruzamento da direita de João Moutinho.

Nas meias-finais, face à Espanha, nenhuma das equipas conseguiu marcar em 120 minutos, com tudo a decidir-se nos penáltis: Xabi Alonso foi o primeiro a falhar, mas João Moutinho e Bruno Alves seguiram-lhe o ‘exemplo’ e Portugal não conseguiu repetir o que conseguira em casa, em 2004.

Para chegar ao Europeu realizado na Polónia e na Ucrânia, Portugal necessitou de um ‘play-off’, face à Bosnia-Herzegovina, que ultrapassou com uma goleada caseira por 6-2, depois de um empate a zero em Zenica.

Antes, a qualificação começou da pior forma, com a FPF a afastar Carlos Queiroz e Agostinho Oliveira a comandar a seleção, que só fez um ponto nos dois primeiros jogos (4-4 na receção ao Chipre e 0-1 na Noruega).

Sem grande margem de manobra, Paulo Bento chegou, venceu cinco jogos consecutivos e Portugal chegou ao último jogo com possibilidades de conseguir o apuramento direto, mas falhou-o, na Dinamarca (1-2). Salvou-se no ‘play-off’.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?