loading

NBA: Golden State Warriors qualificam-se para a final

Os campeões Golden State Warriors qualificaram-se segunda-feira para a final dos ‘play-offs’ da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem em casa os Oklahoma City Thunder por 96-88, no jogo 7 da final da Conferência Oeste.

NBA: Golden State Warriors qualificam-se para a final

Depois de baterem o recorde de triunfos na fase regular, com 73, em 82 jogos, os comandados de Steve Kerr tornaram-se apenas a 10.ª equipa e o terceiro detentor do cetro a virar uma desvantagem de 3-1 nos ‘play-offs’, após um embate em que chegaram a estar a perder por 13 pontos.

Stephen Curry, autor de 36 pontos, incluindo 15 dos 25 dos anfitriões no último período, foi determinante nos Warriors, que vão encontrar novamente na final os Cleveland Cavaliers, de LeBron James, vencedores por 4-2 face aos Toronto Raptors, na final do Este. O primeiro jogo é quinta-feira, em Oakland.

Os Warriors só ganharam o terceiro parcial, mas fizeram-no por uma margem de 17 pontos (29-12), que compensou os pequenos desaires nos restantes parciais: 19-24 no primeiro, 23-24 no segundo e 25-28 no derradeiro.

Os 17 ‘triplos’ marcados, contra sete dos Thunder, também foram chave: Curry acertou sete, em 12 tentativas, e Klay Thompson, que no jogo anterior batera o recorde dos ‘play-offs’ da NBA, com 11, marcou seis, em 11, para um total de 21 pontos.

Draymond Green, com 11 pontos e nove ressaltos, também esteve em bom plano nos Warriors, equipa em que todos os seis suplentes utilizados marcaram, para um total de 19 pontos.

Nos forasteiros, Kevin Durant foi o melhor, com 27 pontos, incluindo sete consecutivos que passaram o resultado de 90-79 para 90-86, com 1.40 minutos para jogar. A emoção voltou, mas Curry resolver, com três lances livres, após falta de Serge Ibaka.

Por seu lado, Russell Westbrook contribuiu com 19 pontos, 13 assistências e sete ressaltos, mas acertou apenas sete de 21 lançamentos de campo.

Os Warriors marcaram primeiro (2-0), mas foram os Thunder que comandaram o jogo de início e até ao intervalo. Terminaram o primeiro período a vencer por cinco (19-24) e, no segundo, chegaram a 13 à maior (22-35).

A 2.21 minutos do final da primeira parte, a diferença ainda estava em 12 pontos (33-45), mas os anfitriões, com Thompson em destaque (13 pontos até ao intervalo), conseguiram reduzir e chegar a meio apenas a perder por seis (42-48).

O jogo começou a mudar no início da segunda parte, com os Warriors a acertarem ‘triplos’ atrás de ‘triplos’: Curry marcou o quarto da equipa, em quatro tentados no terceiro período, e empatou o jogo a 54, para, logo a seguir, fazer o 57-54.

O período estava a meio, mas, a partir daí, não mais os Warriors perderam o comando, chegando a 13 pontos de vantagem (71-58), reduzidos para 11 no final do terceiro parcial (71-60).

Os Thunder voltaram a aproximar-se (73-69), mas Curry respondeu com sete pontos (80-72), para, no final, reagir com seis – três lances livres e um ‘triplo’ – à aproximação protagonizada por Durant (90-86).

Com 96-86, a 26,8 segundos do final, o jogo fechou, com os Warriors a seguirem para a segunda final consecutiva, novamente face aos ‘Cavs’ e com o fator casa do seu lado. As ‘hostilidades’ abrem quinta-feira, na ORACLE Arena, em Oakland.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?