loading

Copa América: Colômbia vence anfitriões Estados Unidos no jogo de abertura

A Colômbia entrou sexta-feira da melhor forma na Copa América do Centenário em futebol, ao vencer os anfitriões Estados Unidos por 2-0, no jogo de abertura da prova, em Santa Clara, na Califórnia.

Copa América: Colômbia vence anfitriões Estados Unidos no jogo de abertura

O central Cristian Zapata, aos oito minutos, após um canto, e o médio James Rodríguez, aos 42, de grande penalidade, selaram o triunfo dos ‘cafeteros’, que foram muito eficazes na primeira parte, para, na segunda, controlarem o jogo.

A formação comandada pelo argentino Jose Pekerman fica, assim, bem lançada para chegar aos quartos de final, num Grupo A ainda composto por Costa Rica e Paraguai, que hoje se defrontam em Orlanda, na Florida, a partir das 22:00.

No Levi’s Stadium, a Colômbia marcou na primeira oportunidade, aos oito minutos: Edwin Cardona marcou um canto na direita e, no ‘coração’ da área, Zapata fugiu à marcação e ‘fuzilou’ Brad Guzan de pé direito.

Em desvantagem, os Estados Unidos assumiram o comando do jogo e passaram a ter quase sempre a bola em seu poder - num domínio aparentemente consentido pelos colombianos -, mas só assustaram aos 36 minutos, num remate de Clint Dempsey.

A Colômbia estava ‘desaparecida’ ofensivamente, mas, à segunda ocasião, voltou a faturar, aos 42 minutos: após centro na esquerda de Farid Díaz, DeAndre Yedlin cortou, desnecessariamente, a bola com a mão na área e concedeu um penálti, que James transformou com classe.

Com dois golos de vantagem, o ‘onze’ de Pekerman entrou para a segunda parte com a disposição de ter mais tempo a bola, de controlar o jogo em posse, e, aos 51 minutos, Cardona obrigou Guzan a uma difícil intervenção com os punhos.

Do outro lado, Dempsey teve uma boa ocasião para reduzir a diferença no marcador, num livre direto, mas a sua excelente execução foi travada por uma intervenção de igual qualidade por parte do guarda-redes David Ospina, aos 64 minutos.

O alemão Jürgen Klinsmann tentou mexer no jogo, com as entradas do ‘miúdo’ Christian Pulisic e Darlington Nagbe, mas foram os ‘cafeteros’ que quase chegaram ao terceiro, por Carlos Bacca, primeiro aos 69 minutos, em jogada com Juan Cuadrado, e depois aos 77, quando, isolado, atirou à barra.

Vencedora da prova por uma vez, em 2001, em casa, a Colômbia volta a jogar terça-feira, com o Paraguai, no mesmo dia em que os Estados Unidos, que cumprem a quarta presença e foram quartos em 1995, defrontam a Costa Rica.

Programa da jornada

Sábado, 4 de Junho de 2016
Estados Unidos - Colômbia, 0 - 2
Costa Rica - Paraguai, 0 - 0

Domingo, 5 de Junho de 2016
Haiti - Peru, 0 - 1
Brasil - Equador, 0 - 0
Jamaica - Venezuela, 0 - 1

Segunda-feira, 6 de Junho de 2016
México - Uruguai, 3 - 1

Terça-feira, 7 de Junho de 2016
Panamá - Bolívia, 2 - 1
Argentina - Chile, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?