loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Covid-19

Crónica: Eslováquia vence e deixa Rússia em situação difícil no Grupo B

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

É justa a medida do Governo em autorizar o regresso I Liga e impedir a II Liga?

A Eslováquia venceu hoje a Rússia, por 2-1, com dois ‘grandes’ golos de Weiss e Hamsik, no arranque da segunda ronda do Euro2016, e com os primeiros três pontos amealhados ‘baralhou’ as contas do apuramento no Grupo B.
Crónica: Eslováquia vence e deixa Rússia em situação difícil no Grupo B

A primeira vitória em fases finais de Europeus da estreante seleção eslovaca foi conseguida com dois golos marcados ainda na primeira parte, que deixam a seleção russa - que pressionou e esteve perto de empatar depois de reduzir por Denis Glushakov (1-2), aos 80 minutos - em posição complicada.

Com três alterações no ‘onze’ após a derrota com o País de Gales (2-1) - entraram Tomás Hubocan, Viktor Pecovsky e Ondrej Duda, por troca com Dusan Svento, Patrick Hirosolovky e Michal Duris -, a Eslováquia cedo deu a entender a disposição de procurar chegar rapidamente à vantagem.

Marek Hamsik, aos 10 minutos, tirando partido de uma perda de bola da seleção russa, tentou o golo com um pontapé forte, mas sem acertar na baliza defendida por Igor Akinfeev, e Jan Durica, aos 13, na marcação de um livre, faz a bola passar perto.

A Rússia, demasiadamente descontraída, com perdas frequentes de bola e deixando-se ultrapassar pela velocidade dos eslovacos, só aos 18 minutos, por Fedro Smolov, rematou com intenção à baliza do guarda-redes Matus Kozacik.

Com posse de bola consentida, mas pouco acutilantes, os russos criavam perigo através de lances de bola parada e através de raras exceções de jogo corrido, como as protagonizadas por Artem Dzyuba, aos 23 minutos, e por Fedor Smolov, aos 28, mas o remate saiu rente à base do poste.

Rápida nas transições, a Eslováquia chegou à vantagem por Vladimir Weiss, aos 32 minutos, na sequência de uma bola lançada para as costas da defesa russa, com um bom trabalho do jogador do Al-Gharafa, que tirou Igor Smolniko e Vasili Berezutsky da jogada com uma finta de corpo, antes de rematar para o fundo da baliza da Rússia.

Marek Hamsik, que perseguia o golo desde o apito inicial, elevou a vantagem da Eslováquia, aos 45 minutos, com um remate forte e tenso, após tirar o ‘motor’ russo Oleg Shatov do caminho, com uma simulação, tendo ainda a bola batido no poste mais distante antes de cruzar a linha de golo.

Para a segunda parte, aturdida com a inesperada vantagem da seleção eslovaca, a Rússia tirou do banco Denis Glushakov, Pavel Mamaev e, mais tarde, Roman Shirokov e, com as alterações operadas, ganhou dinâmica ofensiva, sem contudo criar flagrantes oportunidades de golo.

O ‘irrequieto’ Oleg Shatov, aos 53 minutos, criou uma situação de perigo na área eslovaca resolvida por Jan Durica e, aos 55, foi a vez de Igor Akinfeev negar o golo a Robert Mak, na sequência de um rápido contra-ataque da Eslováquia.

Aos 79 minutos, o russo Pavel Mamaev, em posição frontal, rematou ao lado da baliza defendida pelo guarda-redes Matus Kozacik, em lance que antecederia o golo de Denis Glushakov, aos 80, num cabeceamento a um cruzamento de Oleg Shatov.

A exemplo dos minutos finais do encontro com a Inglaterra, em que a ‘capitão’ Vasili Berezutski empatou já nos descontos, a Rússia ‘caiu’ em cima da seleção da Eslováquia, remetida apenas à defesa e em explorar o contra-ataque.

Denis Glushakov, aos 87 minutos, rematou ao lado, e Artem Dzyuba, aos 90, não conseguiu ultrapassar Tomás Hubocan, no que foram as derradeiras oportunidades de perigo para a baliza da Eslováquia, que segurou o triunfo com alguma dificuldade.

Programa da jornada:

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016
Rússia - Eslováquia, 1 - 2
Roménia - Suíça, 1 - 1
França - Albânia, 2 - 0

Quinta-feira, 16 de Junho de 2016
Inglaterra - País de Gales, 2 - 1
Ucrânia - Irlanda do Norte, 0 - 2
Alemanha - Polónia, 0 - 0

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Itália - Suécia, 1 - 0
Rep. Checa - Croácia, 2 - 2
Espanha - Turquia, 3 - 0

Sábado, 18 de Junho de 2016
Bélgica - Rep. Irlanda, 3 - 0
Islândia - Hungria, 1 - 1
Portugal - Áustria, 0 - 0

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página