loading

Polónia - Portugal: Factos, números e curiosidades

A seleção portuguesa de futebol defronta hoje a Polónia no primeiro jogo dos quartos-de-final do Euro2016. Conheça alguns factos, números e curiosidades das duas equipas e seus jogadores.

Polónia - Portugal: Factos, números e curiosidades

Estreante nos quartos-de-final de um Europeu, a Polónia ambiciona atingir as meias-finais de uma grande competição pela primeira vez desde 1982, mas a determinada selecção lusa está empenhada em negar esse sonho.

Encontros anteriores

Portugal tem ligeira vantagem nos dez encontros entre os dois países: V4 E3 D3. Os dois últimos duelos terminaram empatados: 2-2 em Lisboa, na qualificação para o UEFA EURO 2008, e 0-0 em Varsóvia, em Fevereiro de 2012, na inauguração do Estádio Nacional de Varsóvia.

Os clubes dos dois países defrontaram-se 22 vezes nas provas da UEFA, com as equipas portuguesas a somarem 11 vitórias face a apenas três das polacas.

Factos da Polónia nos Europeus

A Polónia está a participar na terceira fase final consecutiva de um EURO, mas antes do UEFA EURO 2016 nunca tinha conseguido vencer qualquer jogo (E3 D3). Em França conseguiu a primeira presença nos quartos-de-final graças ao registo de V2 E2, com apenas um golo sofrido.

A Polónia venceu os dois jogos disputados em Marselha e sem sofrer golos. 1-0 à Ucrânia nesta fase final, tendo antes goleado por 4-0 os Emirados Árabes Unidos, num encontro particular realizado no Stade Vélodrome em 1990.

O melhor resultado da Polónia em grandes competições foi o terceiro lugare no Campeonato do Mundo de 1974 e de 1982.

Robert Lewandowski foi o melhor marcador da Polónia na fase de qualificação, com 13 golos, igualando o recorde da prova estabelecido por David Healy, da Irlanda do Norte, no apuramento para o UEFA EURO 2008. O avançado polaco ainda está em branco nesta fase final.

A Polónia marcou 33 golos durante a qualificação, mais dois do que a Inglaterra, segunda selecção mais concretizadora.

Factos de Portugal nos Europeus

Os últimos cinco jogos de Portugal na fase final de um EURO chegaram empatados ao final dos 90 minutos, sendo que os últimos quatro foram na edição deste ano, a que se junta o nulo com a Espanha nas meias-finais do UEFA EURO 2012, que o então campeão venceu no desempate por grandes penalidades.

Portugal nunca ganhou em Marselha. Na fase final do EURO 1984, na sua estreia, o encontro com a Espanha terminou com 1-1 no marcador do Stade Vélodrome, tendo depois os portugueses sido batidos pela França, por 3-2 após prolongamento, nas meias-finais.

Portugal está a disputar o sexto EURO consecutivo e seu sétimo no total; conseguiu sempre ultrapassar a fase de grupos.

A maior proeza de Portugal foi a presença na final do UEFA EURO 2004, em casa, onde sofreu uma inesperada derrota por 1-0 frente à Grécia.

Jogaram juntos

Éder e Łukasz Fabiański (Swansea City FC, 2015)

Desempates por grandes penalidades

O triunfo por 5-4 sobre a Suíça nos oitavos-de-final foi o primeiro desempate da Polónia em jogos oficiais. Os polacos já tinham vencido pelo mesmo resultado a Nova Zelândia, após um nulo, num torneio de preparação realizado em Bangecoque, em Junho de 1999.

Portugal já disputou três desempates em fases finais, vencendo dois e perdendo um. No UEFA EURO 2012 foi afastado pela Espanha depois de um empate a zero, tendo vencido os dois anteriores, face a Inglaterra, no Mundial de 2006 e no UEFA EURO 2004.

Curiosidades

O seleccionador de Portugal, Fernando Santos, impôs dois empates à Polónia quando estava no comando da Grécia: 0-0 num encontro particular em Março de 2011 e 1-1 no UEFA EURO 2012, com Lewandowski a marcar o golo dos co-organizadores.

O português Raphaël Guerreiro e o polaco Kamil Grosicki marcaram os golos das suas equipas quando o Lorient empatou 1-1 com o Rennes, na Ligue 1, em 2015/16.

Renato Sanches e Robert Lewandowski vão ser colegas de equipa na próxima época no FC Bayern München, após os alemães terem contratado o jovem médio ao SL Benfica.

Fonte: uefa.org

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?