loading

Rio-2016: Rui Jorge acredita que seleção olímpica vai dignificar Portugal

O selecionador olímpico de futebol de Portugal, Rui Jorge, afirmou hoje que está confiante na prestação da sua equipa nos Jogos Olímpicos, prova que considera ser uma oportunidade para quem vai representar o país.

Rio-2016: Rui Jorge acredita que seleção olímpica vai dignificar Portugal

"Temos de ser pragmáticos. Um dos itens que colocámos é a inteligência. E se faço lista de 35 e está aqui um jogador que não estava nesses 35, ele não seria inteligente se pensasse que era primeira escolha. Não há volta a dar. O que ele tem de perceber é que atrás dele estão 10, 20 ou 30. A motivação tem de partir deles, vamos a uns Jogos Olímpicos e vão estar a representar Portugal. Muitos davam muita coisa para estar aqui. Que maior motivação podem ter? É uma oportunidade para eles", afirmou.

Numa conversa informal com os jornalistas na Cidade do Futebol, em Oeiras, e que durou mais de uma hora, o treinador mostrou-se bem disposto e disponível para responder a todas as questões e, apesar de só ter 11 dos 35 pré-convocados, mostrou-se confiante na prestação dos atletas.

"Se escolhi aqueles 35 acredito que vou mais forte. A partir do momento em que tenho 11, não consigo dizer, porque estaria a ser incoerente, que ache que estou mais forte agora do que estava antes. Não faz sentido. Mas não deixam de ser jogadores de seleção, que conhecemos bem. Eles sabem o que esperamos. Acredito que vamos dignificar o nosso país", sublinhou.

Apesar de quase todos os jogadores já terem sido treinados por Rui Jorge, o técnico explicou que é necessário os jogadores se conhecerem, embora já tenha identificado a "vontade" dos convocados em representar a seleção, como um aspeto comum.

"Sinto uma vontade enorme dos que cá estão, eles não deixam de ter o privilégio de fazer parte de uma elite. Devem desfrutar disso, o nome deles vai ficar gravado, espero pelas melhores razões e não de uma forma negativa. Há algum tempo para os jogadores se conhecerem e vamos aproveitá-lo. Há que aproveitar todos os momentos para obter o melhor rendimento possível. É para aí que devemos dirigir os nossos esforços", salientou.

O facto de muitos dos primeiros atletas chamados não estarem presentes é para Rui Jorge uma motivação extra para os convocados, uma vez que vão tentar provar que a primeira lista "estava errada".

"Não nos vamos fazer de coitadinhos. Os jogadores sabem que vamos ser sempre exigentes, vamos provocar o erro e causar mossa no adversário. É isso que vamos procurar fazer. Pressão existe sempre, estamos a representar Portugal numa grande competição. Eles querem representar bem o país e provar que a minha primeira lista estava errada, vão querer demonstrar a sua capacidade. Não são jogadores habituados a perder", esclareceu.

Apesar de não querer "passar uma esponja sobre o que se passou" e de admitir que em momentos se sentiu desiludido, Rui Jorge olha para a frente e para a qualidade do grupo que tem ao dispor.

"Não faço ideia da realidade que vamos encontrar. É uma prova muito bonita de se disputar e acho que os jogadores vão gostar e desfrutar dela. Não vamos passar uma esponja sobre o que se passou, mas este é um grupo diferente do que tínhamos pensado, há que encará-lo. Conhecemos este grupo e a qualidade de jogadores que temos aqui e isso é importante. Não foi surpresa o que encontrámos", reiterou.

Apesar de confirmar muitos problemas, Rui Jorge fez questão de sublinhar que voltaria a agir da mesma forma, mostrando estar de consciência tranquila.

"É verdade que em alguns casos suplicámos por alguns jogadores, e voltaria a fazê-lo, e quando falei no surreal era tudo isso. Telefonema para aqui, para ali, foram 57 jogadores abordados para um grupo de 18. Foram muitos jogadores para conseguir este grupo, muitos telefonemas. São situações que não são normais. Terá valido a pena fazer esta figura? Sim, valeu! Fizemos tudo para conseguir os melhores jogadores, estou de consciência plenamente tranquila", acrescentou.

Portugal integra o grupo D do torneio de futebol, defrontando a Argentina na jornada inaugural, a 04 de agosto, medindo forças com as Honduras, a 07, e fecha a fase de grupos frente à Argélia, no dia 10.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?