loading

UEFA: Platini admite aumento de 16 para 24 equipas no Euro2016

O presidente da UEFA, Michel Platini, revelou hoje que está em estudo a hipótese de aumentar de 16 para 24 o número total de selecções participantes na edição de 2016 do Campeonato da Europa de futebol.

''A comissão da UEFA está empenhada em analisar de forma aprofundada uma proposta nesse sentido'', disse Platini, numa conferência de imprensa realizada na capital da Geórgia.

O presidente do organismo europeu do futebol acrescentou a propósito que ''na eventualidade de uma decisão positiva dos membros da UEFA, o aumento do número de selecções nacionais será implementado em 2016''.

Pelo contrário, Platini garantiu que não pretende obrigar as diversas federações europeias a reduzirem para um máximo de 16 ou 18 o número de equipas participantes nos respectivos campeonatos nacionais.

''Não vou insistir nesse assunto, pois considero que o número total de equipas participantes nas competições das Ligas constitui uma prerrogativa das federações de cada país'', acrescentou.

Michel Platini referiu ainda que não tem a intenção de obrigar todos os países europeus a disputarem os respectivos campeonatos nacionais de acordo com o calendário que rege as principais Ligas do continente (Espanha, Itália, Inglaterra e França).

''Trata-se de sistemas vigentes desde várias muitas décadas em alguns países'', justificou.

Presentemente, 13 países europeus realizam os seus campeonatos entre a Primavera e o Outono: Arménia, Bielorrússia, Estónia, ilhas Faroé, Finlândia, Islândia, Irlanda, Cazaquistão, Letónia, Lituânia, Noruega, Rússia e Suécia.

Outros países, como a Alemanha, Ucrânia e a própria Geórgia fazem ainda um intervalo das competições de futebol no pico do Inverno, durante dois a três meses.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?