loading

Bwin Liga: FC Porto derrotado pelo Sporting no Dragão por 1-0

O Sporting relançou-se hoje na luta pelo título da Liga de futebol e desmotivou o FC Porto para a visita à Luz, ao vencer no estádio do Dragão por 1-0, com um ''golão'' de Tello, na 22ª jornada.

Bwin Liga: FC Porto derrotado pelo Sporting no Dragão por 1-0

Dez anos depois do último triunfo na casa dos portistas (2-1, em 1996/97), os ''leões'' diminuíram para seis os pontos de desvantagem e permitiram que o Benfica - recebe o FC Porto a 01 de Abril - fique a apenas um ponto dos líderes, caso vença segunda-feira na Amadora.

A equipa leonina, que vinha de quatro empates consecutivos fora e tinha desperdiçado 10 pontos no início de 2007, venceu o FC Porto merecidamente, fruto de grande personalidade, domínio da posse de bola e excelência na ocupação dos espaços, alcançando o segundo triunfo no espaço de 30 anos.

No 72º jogo para o campeonato entre as duas equipas na ''casa'' do FC Porto, bastou o golo monumental de Rodrigo Tello, aos 72 minutos, para selar o resultado, num partida em que a equipa de Jesualdo Ferreira pode ter comprometido a renovação do ceptro.

O treinador do FC Porto, mesmo sem Lisandro Lopez, lesionado, manteve a estratégia habitual em ''4-3-3'', com Helton na baliza, Fucile (Bosingwa não foi convocado), Bruno Alves, Pepe e Marek Cech na defesa, um meio-campo com Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho González, deixando o ataque entregue a Alan, Quaresma e Adriano.

Do lado do Sporting, Paulo Bento, sem o castigado Liedson, surpreendeu com a chamada de Alecsandro para a frente de ataque, ao lado de Yannick Djaló e em detrimento de Bueno, apostando também em Ricardo, na baliza, numa defesa com Abel, Caneira, Anderson Polga e Rodrigo Tello e num meio-campo a quatro, com Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Romagnoli.

Obrigadas a vencer, as equipas entraram destemidas na partida e, logo aos dois e três minutos, o cheiro a golo rondou as balizas:

primeiro, Quaresma obrigou Ricardo a grande intervenção, na sequência de uma jogada de insistência e depois, Alecsandro, permitiu a Helton a primeira grande defesa da noite, servido superiormente por Nani.

Os ''leões'' apostavam na rápida circulação de bola, ao contrário dos lançamentos compridos do FC Porto e chegavam com alguma facilidade à baliza contrária, apesar de não assustarem sobremaneira a defensiva do campeão português.

Ainda assim, e apesar do ascendente leonino, seriam os ''dragões'' a terem novamente grande oportunidade de perigo, aos 21 minutos, num remate por alto do brasileiro Alan, em excelente posição, após centro da direita de Quaresma.

Aos 30 minutos, Nani e Romagnoli ''divertiram-se'' com vários passes já dentro da área, episódio culminado com um remate à figura deste ultimo, quase em zona frontal, e, aos 34 minutos, Djaló atirou por cima, após jogada de insistência do lateral Abel, pela direita.

O Sporting banalizava por completo a equipa do FC Porto, fruto de grande tranquilidade e gestão coerente dos espaços e, aos 44 minutos, Rodrigo Tello rematou forte para defesa apertada de Helton, respondendo da melhor forma a um mau alívio de Bruno Alves.

Ao intervalo, Jesualdo Ferreira retirou Alan e chamou Hélder Postiga, e, aos 63, Adriano não deu melhor sequência a um cruzamento de Meireles.

Os ''leões'' continuavam a dominar, Paulo Bento tirou Romagnoli e chamou Pereirinha e, aos 72 minutos, Rodrigo Tello, de livre, fez um grande golo e colocou o Sporting na frente do marcador, acabando por selar desta forma o resultado final.

Dois minutos depois, Jesualdo fez entrar Jorginho (saiu Lucho Gonzalez) e, aos 76, antes de Adriano dar o lugar a Bruno Moraes, Raul Meireles testou, de longe, os reflexos de Ricardo.

O Sporting respondeu com a entrada de Custódio para o lugar de Alecsandro (83 minutos) e, aos 88, Nani surgiu isolado, Helton defendeu com os pés e, na recarga, já com o tribunal do Dragão a despedir-se com assobios, Djaló atirou à barra.

Aos 93 minutos, Ricardo ainda defendeu uma bola traiçoeira de Quaresma, com Pepe a ficar a pedir grande penalidade no lance seguinte, após canto da direita.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?