loading

Bwin Liga: Benfica vence E. Amadora com «bomba» de Petit

Uma ''bomba'' de Petit, ''estilhaçada'' num defesa adversário, colocou hoje o Benfica a um ponto do líder FC Porto, consumando a vitória por 1-0 na visita ao Estrela da Amadora, em jogo da 22ª jornada da Liga de futebol.

Bwin Liga: Benfica vence E. Amadora com «bomba» de Petit

A duas semanas de receber o campeão nacional, a 01 de Abril, os ''encarnados'' encurtaram o atraso, que já foi de nove pontos entre a 10ª e a 14ª rondas, capitalizando a derrota sofrida sábado pelo FC Porto, na recepção ao Sporting (1-0).

Além de se tornar a única equipa a vencer na Reboleira esta temporada - o Estrela recebeu FC Porto e Sporting noutros recintos e depois somou sete partidas caseiras sem perder -, o Benfica aumentou a sua invencibilidade para 13 jogos e recolocou a vantagem para o rival Sporting em cinco pontos.

Daúto Faquirá, treinador ''tricolor'', inovou, apostando num esquema 4-1-3-2, com os regressos dos laterais Rui Duarte e Edu Silva e do avançado moçambicano Dário, após largos meses lesionado, mas sem o ''tocado'' Rui Borges e o senegalês Ndiaye. O médio brasileiro Daniel funcionou como um terceiro central.

No Benfica, o técnico Fernando Santos, privado do médio grego Katsouranis, suspenso, optou pelo 4-3-3, beneficiando das recuperações físicas do defesa brasileiro David Luiz e do médio grego Karagounis e com o brasileiro Derlei a acompanhar Nuno Gomes e o italiano Miccoli na frente de ataque.

Numa primeira parte quase sem ocasiões de golo, o Benfica só a partir dos primeiros 15 minutos conseguiu ter maior posse de bola e remeter os anfitriões à sua área, sobretudo quando Simão e Nuno Gomes trocaram de posições: o capitão apareceu mais vezes no flanco esquerdo e o ponta-de-lança no vértice central do triângulo ofensivo.

Nos derradeiros minutos do primeiro tempo, o guarda-redes Paulo Lopes ''sacou'' a bola dos pés de Nuno Gomes, após cruzamento de Miccoli, e defendeu de seguida um remate forte, mas à figura, de Simão, que surgiu numa habitual diagonal, da linha para a grande área.

Na segunda parte, o Benfica pareceu dar-se mal com o vento frio a favor e um mau alívio do brasileiro Léo possibilitou uma ''bicicleta'' de Luís Loureiro, mas a bola, depois de bater na relva, roçou apenas na barra da baliza do guardião brasileiro Moretto.

Miccoli, com um remate de primeira, testou novamente os reflexos de Paulo Lopes, aos 53 minutos, e pouco depois foi um defesa do Estrela da Amadora a impedir que o italiano inaugurasse o marcador, na sequência de outro remate repentino.

Já com a presença da chuva, Fernando Santos voltou ao ''losango'' do meio-campo, retirando Derlei e colocando o jovem João Coimbra, mas Nuno Gomes voltou a falhar, quando a bola saltitou em frente à baliza deserta, após um cruzamento de Simão.

Aos 69 minutos, num período de grande pressão benfiquista, Amoreirinha impediu Nuno Gomes de cabecear para golo, puxando-lhe a camisola já na pequena área, mas o árbitro João Vilas Boas considerou o lance legal e, de seguida, Miccoli falhou por pouco de cabeça.

Quando o Benfica parecia incapaz de aproveitar o desaire do FC Porto, um precioso livre directo, cobrado a 40 metros da baliza anfitriã, permitiu a Petit dar o triunfo aos visitantes, com a bola a bater ainda em Daniel, traindo o guardião Paulo Lopes.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?