loading

Portugal-Letónia: Antigo 'emigrante' alerta para contra-ataque dos letões

A Letónia é uma seleção que aposta normalmente numa tática defensiva, que tenta surpreender no contra-ataque e que tem bastantes limitações técnicas, disse à Lusa Miguel Cid, um dos poucos futebolistas lusos que atuaram no campeonato desse país.

Portugal-Letónia: Antigo 'emigrante' alerta para contra-ataque dos letões

Pouco utilizado no Boavista, no início de 2015, o médio acabou por rumar por empréstimo ao BFC Daugavpils e tornou-se, talvez, no primeiro português a mostrar o seu futebol na Letónia, tendo até logo deixado boa impressão ao ser considerado o melhor jogador em campo nas suas primeiras aparições.

"Cheguei lá em janeiro. A pré-epoca deles é nessa altura. Cheguei e apanhei temperaturas com menos 21 graus. Foi o primeiro impacto que senti ao sair do aeroporto, foi o muito frio e o gelo. Havia muito gelo na rua e a primeira coisa que me lembrou foi andar na rua com muito cuidado, senão escorregava", contou Miguel Cid à agência Lusa.

O jogador luso, que passou pelas escolas do Boavista e também do Benfica, instalou-se em Daugavpils, a segunda maior cidade do país e "tipicamente russa", e por lá ficou durante seis meses, sem grandes problemas de comunicação, apesar da língua russa.

"É complicada de falar. Sei algumas palavras, mas nem consigo construir uma frase completa. Falo inglês fluente e não tive muitos problemas em comunicar, tanto com os meus colegas como no dia-a-dia", disse.

O maior rival de Cid foi mesmo o frio, mas isso não impediu o jogador de 24 anos continuar a sua aventura na Letónia e de regressar ao país para nova experiência no BFC Daugavpils, após breve passagem pelo PS Kemi, da Finlândia.

"Uma das grandes debilidades que senti é que as equipas com mais estrangeiros tinham mais posse de bola. As equipas com mais jogadores letões não pensam na posse de bola, querem atingir o golo o mais rápido possível. Não tentam ficar com a bola, mas atacar o mais rápido a baliza", explicou.

Por isso mesmo, o agora jogador do Coimbrões, do Campeonato de Portugal, espera que a Letónia apresente um bloco baixo frente a Portugal, que é “favoritíssimo".

"Não pode haver facilitismos. A Letónia vai apresentar um bloco baixo e procurar o contra-ataque e, se tiverem a felicidade de marcar um golo, as coisas podem tornar-se complicadas. Vai ser uma equipa fechada e fisicamente forte", considerou.

O Portugal-Letónia está agendado para domingo, às 19:45, no Estádio Algarve, e terá arbitragem do escocês Bobby Madden.

Programa da jornada

Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016
Arménia - Montenegro, 3 - 2
Malta - Eslovénia, 0 - 1
França - Suécia, 2 - 1
Irlanda do Norte - Azerbaijão, 4 - 0
Chéquia - Noruega, 2 - 1
San Marino - Alemanha, 0 - 8
Inglaterra - Escócia, 3 - 0
Roménia - Polónia, 0 - 3
Dinamarca - Cazaquistão, 4 - 1
Eslováquia - Lituânia, 4 - 0

Sábado, 12 de Novembro de 2016
Turquia - Kosovo, 2 - 0
Geórgia - Moldávia, 1 - 1
Croácia - Islândia, 2 - 0
Áustria - Rep. Irlanda, 0 - 1
País de Gales - Sérvia, 1 - 1
Liechtenstein - Itália, 0 - 4
Albânia - Israel, 0 - 3
Espanha - Macedónia do Norte, 4 - 0
Ucrânia - Finlândia, 1 - 0

Domingo, 13 de Novembro de 2016
Suíça - Ilhas Faroé, 2 - 0
Bulgária - Bielorrússia, 1 - 0
Chipre - Gibraltar, 3 - 1
Luxemburgo - Países Baixos, 1 - 3
Hungria - Andorra, 4 - 0
Bélgica - Estónia, 8 - 1
Grécia - Bósnia, 1 - 1
Portugal - Letónia, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?