loading

Canadá e Espanha finalistas da Algarve Cup, Portugal soma primeiro ponto

O Canadá, detentor do troféu, e a Espanha são as seleções finalistas da Algarve Cup em futebol feminino, com Portugal a somar hoje o primeiro ponto na prova ao empatar com a formação canadiana.

Canadá e Espanha finalistas da Algarve Cup, Portugal soma primeiro ponto

As canadianas empataram sem golos com a formação lusa e chegaram aos sete pontos, mais um do que a Dinamarca, que hoje venceu a Rússia por 6-1, e marcaram encontro na final com a Espanha, que também empatou a zero com a Islândia.

Depois da vitória em 2016, o Canadá, quarto no 'ranking' mundial, bateu Dinamarca (1-0) e Rússia (2-1) antes do empate com Portugal para garantir a conquista do Grupo 1 e a possibilidade de revalidar o título e tornar-se a terceira seleção a vencer a Algarve Cup em anos consecutivos, depois de Estados Unidos e Noruega.

As espanholas já tinham garantido o primeiro lugar do Grupo 2 depois de terem vencido os dois primeiros jogos e vão tentar impedir que as canadianas repitam o êxito de 2016. O 'nulo' em Vila Real de Santo António seguiu-se às vitórias sobre Japão (2-1) e Noruega (3-0).

Quanto à seleção portuguesa, que somou o primeiro ponto na edição deste ano da Algarve Cup depois de derrotas com a Rússia (0-1) e Dinamarca (6-1), vai agora medir forças com a Noruega no jogo de atribuição do 11.º e 12.º lugares.

A segurança na saída de bola, a erradicação dos erros defensivos que custaram golos nos jogos anteriores e uma exibição ‘inspirada’ da guarda-redes Patrícia Morais permitiram às lusas, com cinco alterações no ‘onze’, garantir um ponto frente às detentoras do troféu.

No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares, a Dinamarca vai bater-se com a Austrália, que ainda ‘sonhou’ com a presença na final, ao vencer por 2-1 a China, em Albufeira. Wang Shanshan adiantou a China, mas as australianas ‘viraram’ o resultado, com golos de Emily Gielnik e Clare Polkinghore, e ganharam o Grupo 3, mas para chegarem à final precisavam da vitória portuguesa frente ao Canadá.

Em Vila Real de Santo António, um ‘hat-trick’ de Pernille Harder, um ‘bis’ de Sarah Dyrehauge e um golo de Nicoline Sorensen assinalaram nova goleada da Dinamarca, depois de já o ter feito na segunda jornada frente a Portugal, ainda que Chernomyrdina tenha feito o empate contra a corrente do jogo antes da ‘demolição’ dinamarquesa.

O ‘vice-campeão’ mundial Japão, que hoje venceu a Noruega por 2-0, graças a um 'bis' de Kumi Yokoyama, aos 59 e 89 minutos, concluiu a primeira fase como segundo lugar do Grupo 2, atrás da Espanha, e vai disputar o quinto lugar com a Holanda, que venceu a Suécia por 1-0, graças a um golo de Mandy Van Den Berg, de grande penalidade, somando seis pontos que lhe deram o segundo lugar no Grupo 3. A Austrália ficou em primeiro no grupo, com os mesmos pontos, beneficiando do triunfo por 3-2 sobre as holandesas.

O jogo de sétimo e oitavo lugares oporá as formações da Rússia, terceira no Grupo 1, e da Suécia, terceira do Grupo 3, com Islândia e China a medirem forças pelo nono e 10.º lugares.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?