loading

Crónica: FC Porto empata com V. Setúbal e falha a liderança da I Liga

O FC Porto falhou hoje o ‘assalto’ à liderança da Primeira Liga, ao empatar 1-1 em casa em partida da 26.ª jornada, não aproveitando o deslize do Benfica na véspera em Paços de Ferreira (0-0).

Crónica: FC Porto empata com V. Setúbal e falha a liderança da I Liga

Corona, ainda na primeira parte, colocou os ‘azuis e brancos’ na frente do marcador, mas um tento de João Carvalho, no início da etapa complementar, permitiu aos sadinos lograrem a igualdade.

Com este resultado, o FC Porto mantém-se no segundo lugar do campeonato, com menos um ponto que as ‘águias’, que somam 64, antes do importante ‘clássico’ da Luz, na próxima jornada.

Já o Vitória de Setúbal, que completou uma série de sete jornadas sem vencer, caiu para o 12.º lugar, com 31 pontos, menos um do que Feirense e Belenenses, que seguem nos lugares à frente.

Galvanizado com a lotação esgotada no Estádio do Dragão, o FC Porto até conseguiu, desde início, assumir as despesas do jogo, e, mesmo permitindo que os sadinos protagonizassem o primeiro remate da contenda, através de Thiago Santana, não demorou a controlar as operações.

Um livre de Layun, ao quarto de hora, que o guardião Bruno Varela susteve, foi o primeiro indício da maior pressão exercida pelos comandos de Nuno Espírito Santo sobre o adversário, na tentativa se prolongar a série de nove vitórias consecutivas no campeonato.

Do outro lado, o Vitória mostrava mais preocupação em defender do que em armar os contra-ataques, e ainda antes dos 20 minutos viu Vasco Fernandes adiar o tento dos locais, cortado, em cima da linha de golo, um remate de Brahimi.

O avançar do cronómetro fazia multiplicar as situações de perigo junto à baliza do Vitória de Setúbal, sendo uma das mais evidentes a que aconteceu perto da meia hora, em que, no mesmo lance, três jogadores do FC Porto não conseguiram o desvio certeiro.

Na sequência de um canto, Marcano cabeceou à barra, Filipe ainda tentou a recarga impedida por Thiago Santa em cima da linha, sobrando, por fim, para Soares, que viu o guardião Bruno Varela suster um último desvio.

O Vitória só conseguiu libertar-se da pressão aos 35 minutos, esboçando então um contra-ataque que culminou com um remate atrevido de Thiago Santana, que Casillas segurou.

Apesar da ligeira reação contrária, o FC Porto não esmoreceu na procura do golo, conseguindo-o já em período de descontos do primeiro tempo.

Aos 45+1, através de uma assistência de Oliver Torres, Corona, que regressou de lesão nesta ronda, fez o 1-0 com que se chegou ao intervalo.

A reação do Vitória de Setúbal ao revés chegou pouco depois do descanso, e de forma eficaz, quando, aos 56 minutos, Nuno Pinto assistiu João Carvalho, que deixando Filipe no chão, isolou-se para apontar o golo do empate que gelou o Dragão.

O FC Porto ainda tentou ‘arregaçar as mangas’ para recuperar a vantagem e ainda viu um cabeceamento de André Silva embater no poste, mas a clarividência da produção ofensiva não foi sempre a melhor.

Nuno Espírito Santo ainda arriscou, tirando o lateral Layun e lançando Otávio, mas a equipa não conseguia ser coerente na altura do remate, perante um Setúbal que se fechou bem e que conseguiu segurar a igualdade, revestindo de ainda maior emoção o ‘clássico’ da próxima jornada.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Março de 2017
Estoril - Boavista, 0 - 0

Sábado, 18 de Março de 2017
Moreirense - Tondela, 1 - 1
Belenenses - Sp. Braga, 1 - 2
Sporting - Nacional, 2 - 0
Paços Ferreira - Benfica, 0 - 0

Domingo, 19 de Março de 2017
Marítimo - Arouca, 3 - 1
Feirense - Desp. Chaves, 3 - 2
FC Porto - V. Setúbal, 1 - 1
V. Guimarães - Rio Ave, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?