loading

Crónica: Portugal venceu Croácia no arranque da Ronda de Elite dos sub-19

Um golo tardio de Jota garantiu hoje a vitória da seleção de sub-19 de Portugal diante da Croácia (2-1), no arranque da Ronda de Elite de acesso ao Europeu de futebol, em jogo disputado em Paços de Ferreira.

Crónica: Portugal venceu Croácia no arranque da Ronda de Elite dos sub-19

João Filipe, mais conhecido por Jota, converteu uma grande penalidade, aos 90 minutos, que devolveu a liderança no encontro a Portugal, após o tento de Ivanusec, aos 28, em resposta ao golo inaugural de Mesaque Dju, que sofreu ainda a falta na área da Croácia, aos oito.

O avançado do Benfica foi a figura maior do combinado luso, mas a exibição da equipa deixou a desejar, sobretudo no primeiro tempo, registando somente melhorias capazes de justificar o resultado a partir das entradas de Jota e de José Gomes, aos 62 e 74 minutos, respetivamente.

Até aí, os pupilos de Hélio Sousa foram lentos e previsíveis na construção, macios e pouco agressivos defensivamente, permitindo que a Croácia, mais rápida e dinâmica com bola, dominasse a maior parte do tempo.

O golo ‘madrugador'’ de Portugal, convertido por Mesaque, com um remate cruzado, de ângulo reduzido, após vencer a oposição do guarda-redes croata, surgiu contra a corrente do jogo e não tranquilizou a equipa, que viria a sofrer o merecido empate 20 minutos depois, por Ivanusec, também ele a surgir isolado na área e a rematar cruzado.

Os croatas dominavam e Portugal parecia até confortável, apesar de as raras acelerações no jogo lhe permitirem chegar com algum perigo à área contrária. Mas, no momento decisivo, parecia faltar convicção. Assim se explica a perdida de Rafael Leão, que, isolado aos 48 minutos por Mesaque, rematou fraco e possibilitou a defesa de Semper.

Com José Gomes e, sobretudo, Jota, Portugal ganhou iniciativa, poder de rasgo e velocidade nas transições, passou a jogar mais perto da baliza da Croácia e os lances de golo começaram finalmente a surgir. Num deles, reclamou-se, e com razão, falta para grande penalidade, por corte com a mão Soldo na área da Croácia.

Jedson, outra boa exibição, e Miguel Luís ainda assustaram Semper, antes de José Gomes isolar Mesaque, que tentou repetir o lance do primeiro golo mas acabou travado pelo guarda-redes croata, e, na conversão da respetiva grande penalidade, Jota marcou para Portugal e fixou o resultado final.

Nesta Ronda de Elite, Portugal vai defrontar ainda as seleções da Turquia (no sábado, novamente em Paços de Ferreira) e a Polónia.

Passam à fase final apenas os primeiros de cada um dos sete grupos, que se juntam depois à anfitriã Geórgia no Europeu do escalão, que irá decorrer entre 02 a 15 de julho.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?