loading

Liga 2007/08 já com alguns árbitros profissionais

A próxima época futebolística já deve contar com alguns árbitros profissionais, nomeadamente os que aderirem ao projecto que está a ser ultimado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A novidade foi dada hoje pelo presidente da LPFP, Hermínio Loureiro, que prometeu a apresentação pública do projecto-piloto no prazo de um mês.

''A profissionalização da arbitragem é um caminho longo, em que é preciso vencer etapas e ultrapassar barreiras e obstáculos. Trabalhamos nele desde o primeiro dia em que chegamos (à LPFP). Queremos, já no próximo campeonato, um conjunto de árbitros que tenham optado pela profissionalização'', vincou Hermínio Loureiro.

Para que tal seja uma realidade, o dirigente lembrou que ''há ainda um conjunto de alterações regulamentares que precisam ser feitas em Assembleia Geral''.

''Se dependesse de mim, a profissionalização da arbitragem era já hoje, mas isso não depende só de nós (LPFP)'', vincou.

Este é apenas um dos oito grandes objectivos da Liga para a próxima época, onde se destaca também a aprovação e revisão estatutária da LPFP, cuja primeira versão de proposta vai ser remetida aos clubes no prazo de 15 dias (sem a aprovação e publicação do regime jurídico das federações, a revisão ficará a meio).

A LPFP quer também ''concluir, no que lhe diz respeito, todas as matérias do foro disciplinar que, directa ou indirectamente, estejam relacionadas com o processo Apito Dourado''.

Hermínio Loureiro anunciou ainda a revisão dos regulamentos de competições, disciplinar e arbitragem, bem como o desenvolvimento de um trabalho técnico que torne possível um acordo para um novo Contrato Colectivo de Trabalho dos jogadores e treinadores de futebol.

Subir o número de espectadores nos estádios - com uma campanha especialmente vocacionada para os jovens e público feminino -, angariar mais patrocinadores e realizar um seminário subordinado ao tema violência associada ao desporto (de onde resultem sugestões a remeter ao governo), também fazem parte das metas da Liga.

''Se em Junho de 2008 estes objectivos estiverem alcançados, o futebol português poderá então pensar em decisões mais ambiciosas e com outra força junto da sociedade civil'', concluiu Hermínio Loureiro.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?