loading

Jogo particular: Portugal - Chipre (declarações)

Declarações na 'flash interview' da RTP, após a vitória da seleção portuguesa de futebol sobre o Chipre (4-0) em jogo particular, disputado no Estoril.

Jogo particular: Portugal - Chipre (declarações)

Fernando Santos (selecionador de Portugal): “Nos primeiros 20 minutos, gostei pouco. Apesar do golo, os primeiros 20-25 minutos deixámo-nos pressionar pelo Chipre, tivemos dificuldade na circulação da bola, estávamos muito lentos na circulação, usámos muito o pontapé na frente, a favor do vento, o que era praticamente impraticável.

A partir daí alterámos e pusemos mais a bola no chão, pelas laterais, criámos três ou quatro situações de golo e aí passámos a dominar o jogo.

Na segunda parte a equipa esteve melhor, circulou mais rápido e não se deixou pressionar, fomos mais rápidos, e a partir daí o jogo tornou-se mais fácil.

Mas isto não é o jogo com a Letónia. Este jogo teve aquilo que eu esperava, que era dar ritmo aos jogadores.

Isto não era um teste. Dar ritmo aos jogadores, e isso foi conseguido".

Pizzi (jogador de Portugal): “O que esperava era poder ajudar mais uma vez Portugal a conquistar mais uma vitória. Foi o que conseguimos todos, uma boa vitória e um jogo de preparação para o que aí vem.

Muito feliz por ter conseguido marcar o golo, mas sobretudo por ter ajudado a equipa a agarrar os três pontos.

Vou trabalhar todos os dias para poder ser útil nesta seleção. Temos uma grande equipa com excelentes jogadores, com muita qualidade. A competitividade entre todos será enorme, e estaremos aqui todos para servir a seleção da melhor maneira.

[Sobre uma possível transferência de Nelson Semedo] Está tranquilo em relação a isso. Fez uma excelente temporada e está concentrado na seleção”.

Nani (Jogador de Portugal): "A equipa jogou bem apesar de ser muito difícil jogar com este vento todo. Na primeira parte não conseguimos ter o controlo que normalmente gostamos de ter. Foi bom. Fizemos um bom resultado. Deu para treinar bem. O nosso objetivo era ganhar.

Frente à Letónia é o mesmo foco de sempre. Sabemos que é um jogo muito importante e temos de ganhar. Temos vindo a trabalhar para estarmos preparados para esse jogo.

É normal pensar na Taça das Confederações. Só se fala nessa competição. Mas temos uma missão mais importante antes. Estamos a preparar-nos para esse jogo. Hoje demos uma boa resposta do trabalho que temos vindo a fazer durante a semana.

João Moutinho sabe que quando Cristiano Ronaldo chegar é ele que bate os livres. Ainda vamos brincar com isso. Quando o Cristiano Ronaldo chegar vai haver muita conversa sobre isso e aí vai começar a brincadeira.

[Liga dos Campeões] Estamos todos a preparar-nos para ver esse jogo. Vai ser um jogo espetacular entre duas grandes equipas. Temos companheiros a representar o nosso país. Estamos a torcer por eles. Esperamos que eles conquistem mais um troféu".

João Moutinho (Jogador de Portugal): "Na altura estava designado para bater os livres diretos e hoje estava com confiança. Felizmente consegui fazer dois golos e ajudar a seleção a aumentar o marcador.

Felizmente acabei muito bem a época no Mónaco. Agora quero dar continuidade a ajudar a seleção a atingir os seus objetivos.

O marcador dos livres é Cristiano Ronaldo. Todos sabem que ele bate muito bem. Hoje tive a oportunidade de conseguir. Na próxima se for ele também vai meter a bola lá dentro.

O nosso objetivo passa por vencer a Letónia. É muito importante para nós para garantirmos a qualificação para o campeonato do mundo. Vamos dar o nosso máximo para atingir essa vitória. Sabemos que temos de estar concentrados e focados nesse jogo, sem pensar na Taça das Confederações.

Todos os jogadores imaginam-se a conquistar todos os troféus. Vamos estar presentes na Taça das Confederações. Claro que vamos querer ganhar. Mas primeiro temos de estar cientes que temos o jogo com a Letónia.

[Ida de Bernardo Silva para o Manchester City] É uma saída normal pela excelente época que fez ao serviço do Mónaco. Espero que consiga melhorar ainda mais ao serviço do Manchester City. Tenho mais um ano de contrato. Estou bem. Estou feliz. Tudo indica que vou continuar, mas nunca se sabe.

Sérgio Conceição fez uma excelente época no Nantes. Um clube que estava a baixo da linha de água. Ele conseguiu recuperar e meter a equipa a jogar um bom futebol. Ficou em sétimo na liga francesa. Se se vier a confirmar que será treinador do FC Porto será uma boa aposta".

Cédric Soares (Jogador de Portugal): “João Moutinho sempre bateu bem livres. Recordo-me de ser júnior e de o ver bater bem nos seniores. Ele sempre teve essa qualidade e por isso hoje assumiu esse papel. Felizmente fez dois golos dessa maneira.

Sem dúvida que foi um bom ensaio para o jogo com a Letónia. Serviu como jogo de preparação. A equipa precisava de voltar à competição. Houve alguns jogadores que estiveram parados durante uma semana. Sem dúvida que foi um bom ensaio. Espero que saiamos da Letónia com este resultado.

Acho que o jogador português está muito bem visto no estrangeiro. Qualquer que seja a transferência. Tanto do Nélson (Semedo), como de outro qualquer. Como portugueses devemos de estar orgulhosos. Devemos apoiar sempre os nossos jogadores.

Vou trabalhar para jogar e ajudar Portugal. Estamos todos muito entrosados, todos a lutar pelo mesmo.

Já mostrou provas que é um excelente treinador. Que tem muitas capacidades. Acho que será, sem dúvida, um excelente desafio para ele também. Tenho a certeza que vai fazer um bom trabalho e vai continuar a mostrar a qualidade dos portugueses no estrangeiro.

Marco Silva é um excelente treinador. Já tive a oportunidade de trabalhar com ele também [no Sporting]. Tenho a certeza que vai fazer um excelente trabalho no Watford. Mas é claro que vou lutar pelo meu clube para vencer esse jogo".

Neto (Jogador do Portugal): “Apesar da condicionante do vento, acabámos por fazer um bom jogo. Toda a gente esteve focada no que tinha para fazer depois de um pequeno deslize com a Suécia. O 'mister' tinha pedido para sermos sérios, para lutarmos como equipa e para termos muito espírito de sacrifício e qualidade. Esta seleção é assim. Penso que conseguimos, o resultado traduz isso mesmo. Podíamos ter ainda marcado mais, mas fica a consistência com que a seleção jogou, o compromisso de todos os jogadores, e penso que é sempre bom ganhar. Vamos descansar um pouco e voltarmos mais fortes na segunda-feira.

[Sobre as contas do apuramento para o Mundial2018] Como o mister falou, daqui até ao último jogo será uma luta a dois. Sabemos que não podemos perder pontos e claramente passa por vencermos na Letónia. Sabemos que é difícil, mas acredito que, com a qualidade que tem esta seleção, iremos vencer o próximo jogo.

[Titularidade] Não muda nada para mim. Para um jogador é o auge poder representar o seu país e eu, sempre que tenho a oportunidade, tento dar o meu máximo. Foi o que fiz hoje com a ajuda de todos os meus colegas, e senti-me muito bem.

[Sobre a possível ida à Taça das Confederações] Estando no lote, faço tudo para poder ficar aqui na seleção. Cabe depois ao selecionador decidir. Neste momento, desde segunda-feira que o meu foco era poder jogar e aproveitar ao máximo os momentos que tenho aqui na seleção. Qualquer um dos centrais que possa jogar tem muita qualidade. Portugal esteve sempre muito bem servido. A mim cabe-me trabalhar ao máximo e esperar pela minha oportunidade.

O Cristiano é importantíssimo na nossa seleção. Desejamos-lhe as maiores felicidades para hoje, porque vencendo a Liga dos Campeões ganhamos uma força extra. Com ele em campo as outras seleções ficam a temer muito mais Portugal. Esperamos por ele, porque é um jogador muito importante e certamente vai ajudar-nos a vencer a Letónia".

Margaça (Jogador de Chipre): “Foi um orgulho enorme voltar a casa e foi um dia que vou guardar para sempre na minha memória. Já sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil para nós, Portugal é uma excelente equipa, com jogadores de alto nível, e ganharam bem, como é óbvio. Resta-nos trabalhar para o próximo jogo com Gibraltar, que é oficial.

É uma sensação muito estranha, até porque fui internacional sub-18 e sub-19 por Portugal. Ouvir o hino do Chipre e depois o hino de Portugal foi uma sensação estranha, mas ao mesmo tempo muito boa, porque trabalhei imenso para chegar aqui. Estar no meu país e jogar contra Portugal foi muito gratificante para mim.

Vou trocar de camisola. Já está prometido. Vou trocar com o João Moutinho, que no primeiro lance até me deu uma cotovelada, mas isso acontece. É assim o futebol. O João hoje meteu as duas lá dentro. Sabíamos que não podíamos dar oportunidades a Portugal para fazerem golo. Ao mínimo descuido são muito fortes e foi assim o jogo.

Foi muito bom estar aqui com todos e com a minha família a apoiar-me. É claro que Portugal é uma ótima equipa e o que desejo é que vença agora a Taça das Confederações.

Portugal é a seleção campeã da Europa. Se não pensar em ganhar a Taça das Confederações estamos muito mal. Temos de ter muito orgulho na seleção portuguesa, que tem feito um grande trabalho nos últimos tempos e dar todo o apoio para ganhar a Taça das Confederações.

Claro que vai mudar um pouco com o Cristiano, mas qualquer jogador destes 23 ou 24 convocados está mais do que habilitado a ajudar Portugal a vencer".

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?