loading

Crónica: Ronaldo continua 'viciado' nos golos e Portugal vence em Riga

Portugal manteve-se hoje na luta pelo apuramento direto para o Mundial2018 de futebol, após vencer na Letónia, por 3-0, com um ‘bis' de Cristiano Ronaldo, somando o quinto triunfo consecutivo no Grupo B.

Crónica: Ronaldo continua 'viciado' nos golos e Portugal vence em Riga

Em Riga, no Estádio Skonto, Ronaldo reforçou o seu ‘vício’ pelos golos e voltou a ser determinante na vitória de Portugal, com remates certeiros aos 41 e 63 minutos, e a assistência para André Silva apontar o terceiro, aos 67.

O avançado já leva 11 tentos só nesta fase de apuramento, em que é o melhor marcador, e passou a somar 73 pela formação lusa, tendo-se isolado no terceiro lugar da lista dos melhores marcadores de sempre de seleções europeias.

Ronaldo acabou por desbloquear um jogo que estava a ser bem complicado para os homens de Fernando Santos, que durante grande parte da partida tiveram bastantes dificuldades em aguentar o nível físico dos jogadores da Letónia.

Portugal segue no segundo lugar do grupo a três pontos da líder Suíça, que venceu na Ilhas Faroé (2-0), e continua com possibilidades bem reais de alcançar o apuramento direto para o próximo Campeonato do Mundo. Os letões caíram para o último posto, ultrapassados por Andorra (1-0 à Hungria).

Bruno Alves apareceu no ‘onze' de Fernando Santos no lugar de Pepe, que foi baixa de última hora, mas a maior surpresa foi a presença de Gelson Martins, que relegou Nani para o banco de suplentes.

O extremo do Sporting foi pela primeira vez titular em jogos oficiais, mas nunca conseguiu fugir ao nervosismo, tendo sido substituído por Ricardo Quaresma aos 59 minutos, após uma exibição muito cinzenta.

A Letónia demonstrou cedo que é uma equipa realmente com muitas limitações técnicas, mas colmatou isso com uma força física acima da média, algo com que os jogadores portugueses, sobretudo André Gomes e João Moutinho a meio campo, tiveram muitas dificuldades em lidar.

Depois de uma entrada intensa da equipa da casa, só a partir dos 20 minutos é que Portugal começou a ter bola e algum controlo do miolo e, logo aí, Ronaldo ficou perto de marcar, quando lançou uma ‘bomba', que o guarda-redes letão respondeu com grande defesa.

O avançado foi disfarçando alguma desorganização do jogo português e, novamente em lance individual, tentou o golo, em novo remate de fora de área detido por Vanins.

À terceira foi de vez e aconteceu antes do intervalo, aos 41 minutos. José Fonte atirou de cabeça ao poste, após centro de André Gomes, e Ronaldo, na recarga, quase em cima da linha de golo, colocou a bola nas redes da Letónia.

Portugal acabou por entrar mal na segunda parte, com alguns erros defensivos, e pode agradecer a Rui Patrício por não ter sofrido o empate. De livre direto, Laizans só não festejou o golo da Letónia porque o guarda-redes do Sporting não deixou.

Fernando Santos lançou Quaresma para o lugar de Gelson e Portugal ganhou nova criatividade e também outra maturidade. O jogador do Besiktas centrou para, após um desvio, Ronaldo fazer o segundo, aos 63 minutos, novamente sobre a linha.

Pouco depois, aos 67 minutos, André Silva ‘matou' por completo a partida, num lance iniciado e concluído pelo jogador do FC Porto. O avançado roubou a bola a uma defesa da Letónia e, depois de uma combinação com William e Ronaldo, concretizou com frieza frente a Laizans.

Até final, Portugal baixou muito o ritmo da partida, baixou as suas linhas e optou por controlar o meio campo, perante uma Letónia que praticamente desistiu de tentar chegar à área de Patrício.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?