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Investigador ajuda treinadores de hóquei em campo a orientar jovens

Um investigador do Porto criou um projeto para melhorar práticas e estratégias de treinadores de hóquei em campo, para que estes possam orientar os jovens atletas no desenvolvimento de competências que os auxiliem na transição para a vida adulta.

Investigador ajuda treinadores de hóquei em campo a orientar jovens

Este projeto foca-se no desenvolvimento positivo, uma abordagem centrada nas qualidades dos jovens, que promove o ensino de competências essenciais, como o respeito, o esforço, a autonomia e a liderança, indicou à Lusa Fernando Santos, professor de Pedagogia do Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (IPP), responsável pelo projeto.

O desenvolvimento positivo, através do qual se pretende criar capacidades que auxiliem os jovens a integrar-se na comunidade, pode ser aplicado a diversas áreas, como o teatro, a música e o desporto.

O projeto, que até ao momento abrange 25 treinadores de hóquei, de futebol e de ténis, designado "O Desenvolvimento Positivo na Formação de Treinadores de Hóquei", é financiado e promovido pelo IPP, pela Federação Portuguesa de Hóquei e pelo Plano Nacional de Ética no Desporto.

Segundo Fernando Santos, os resultados têm apontado para a necessidade de utilizar formatos híbridos na formação dos treinadores, que envolvam sessões ‘online' e individuais, bem como momentos práticos.

Esta iniciativa, que se estende até 2018, surgiu no seguimento da tese de doutoramento de Fernando Santos, enquanto aluno da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), cujo foco era formar treinadores de futebol para ajudá-los a promover o desenvolvimento positivo e aumentar a qualidade das experiências vivenciadas por crianças e jovens.

Os dados para a tese foram obtidos através da entrevistas e observações, nas quais foi possível analisar o papel do treinador ao nível dos desafios encontrados, da importância atribuída ao desenvolvimento positivo e das estratégias utilizadas.

Finalmente, foi implementado um programa de intervenção, em contexto escolar, com o objetivo de compreender os desafios e as estratégias úteis para promover a responsabilidade.

De acordo com o investigador, a formação de treinadores é um dos fatores essenciais para que o desenvolvimento positivo possa ser mais efetivo, devendo esta temática ser incluída nos cursos e nas iniciativas promovidas por federações e outras instituições no domínio da formação contínua.

Fernando Santos considera o papel dos pais essencial no desenvolvimento positivo dos jovens, visto que os efeitos de intervenções nessa área podem ser extensíveis a outros domínios da sua vida, como à escola e à vida familiar.

O professor aponta a necessidade de implementação de filosofias e práticas nas organizações desportivas, que se aproximem do desenvolvimento positivo, de forma a intervenção dos treinadores e dos pais e a aumentar a qualidade das experiências das crianças e dos jovens, em contextos desportivos.

Neste projeto de doutoramento, que demorou quatro anos a ser desenvolvido, colaboraram os professores da FADEUP Nuno Corte-Real, António Fonseca e Cláudia Dias, a investigadora do Instituto Nun'Alvres, Leonor Regueiras, a professora da Universidade de Manitoba (Canadá), Leisha Strachan, e o professor da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos), Thomas Martinek.

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