loading

Síntese: Sporting agarra liderança isolada com auxílio do vídeo-árbitro

Um golo bem invalidado ao Estoril-Praia pelo vídeo-árbitro (VAR), no último minuto, permitiu hoje ao Sporting segurar um triunfo por 2-1 e isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, em jogo da quarta jornada.

Síntese: Sporting agarra liderança isolada com auxílio do vídeo-árbitro

A formação ‘verde branca' aproveitou da melhor forma o empate de sábado entre Rio Ave e Benfica (1-1), com Gelson Martins (04 minutos) e Bruno Fernandes (11) a anotarem os tentos ‘leoninos'.

Ainda assim, a cinco minutos do final, Lucas Evangelista reduziu para os visitantes (85), antes de o VAR invalidar, de forma correta, o golo que daria a igualdade aos ‘canarinhos', aos 90+4.

O conjunto de Alvalade somou, assim, a quarta vitória no mesmo número de jornadas disputadas e fica à espera do desfecho da visita do FC Porto a Braga para saber se prossegue sozinho no topo da classificação.

Sem William Carvalho e Adrien, com uma costela partida, Jorge Jesus apostou na dupla Battaglia-Bruno Fernandes no centro do meio-campo, além de ter proporcionado a estreia de Alan Ruiz a titular esta época, ao lado do goleador Bas Dost.

Os ‘leões' entraram a todo o ‘gás' no encontro, com Acuña e Bruno Fernandes a dinamizarem as ofensivas da formação de Alvalade, que inaugurou o marcador numa fase embrionária, através de Gelson Martins, que surgiu de rompante ao segundo poste e deu o melhor seguimento a um cruzamento extremo argentino.

Sem conseguir travar as iniciativas dos jogadores ‘verde e brancos', o Estoril era praticamente inexistente em termos atacantes e, à passagem dos 10 minutos, sofreu novo ‘golpe', desta feita num livre direto cobrado de forma magistral por Bruno Fernandes.

O médio contratado à Sampdoria voltou a ser um dos destaques do Sporting e assume-se cada vez mais como o ‘patrão' do meio-campo ‘leonino', formando uma parceria de respeito com o argentino Battaglia, outro dos jogadores que começa a ganhar visibilidade na estratégia de Jorge Jesus.

A ténue resposta do Estoril surgiu na sequência de um canto, em que Pedro Monteiro não chegou a tempo de desviar com sucesso, mas as evidentes lacunas defensivas que ia exibindo na retaguarda deixaram o Sporting perto do terceiro noutras duas situações: primeiro foi Coates a rematar ao lado e, depois, Gelson Martins quase tirou proveito de uma má saída de Moreira.

Pedro Emanuel procurou retificar as debilidades evidenciadas pela sua equipa na primeira parte e, ao intervalo, lançou Joel e Jorman para os lugares de Mano e do ‘apagado' Gustavo Tocantins, sendo que o coletivo ‘canarinho' conseguiu colocar um ?travão' nas investidas adversárias.

Por seu lado, os ‘leões', talvez a sentirem os efeitos do embate europeu, só voltaram a criar perigo junto da baliza estorilista a partir dos últimos 20 minutos, mas Acuña, Gelson Martins e Battaglia falharam o golo que poderia ‘fechar' definitivamente as contas.

O Sporting não marcou, acabou por marcar o Estoril, num grande momento de Lucas Evangelista: o médio - que momentos antes tinha ensaiado um remate, defendido por Rui Patrício - não enjeitou o espaço à entrada da área e desferiu um pontapé de ‘ressaca', não dando hipóteses ao guardião internacional português.

A incerteza no resultado reservou minutos finais de emoções fortes, desde logo porque, no espaço de um minuto, Bas Dost não conseguiu fazer o terceiro. O avançado holandês acabaria mesmo por ‘faturar', em tempo de compensação, mas o árbitro Luís Godinho, avisado pelo VAR, anulou o lance, uma vez que Piccini estava em fora de jogo.

No entanto, o VAR voltaria a ser decisivo para as contas da partida, ao impedir o empate ‘fora de horas' do Estoril, tendo em conta a posição irregular de Pedro Monteiro, que, durante alguns segundos, provocou ‘calafrios' nos mais de 45.000 espetadores que estiveram no recinto sportinguista, os quais respiraram mesmo de alívio no momento em que Luís Godinho assinalou falta a favor dos ‘leões' e terminou com o jogo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?