loading

Bwin Liga: Sporting vence Belenenses com golo de Liedson

Um golo de Liedson a 10 minutos do fim deu hoje ao Sporting a vitória em casa sobre o Belenenses (1-0), num encontro da Liga portuguesa de futebol em que os “azuis” jogaram 40 minutos com menos um.

Bwin Liga: Sporting vence Belenenses com golo de Liedson

À terceira jornada, como havia acontecido na final da última Taça de Portugal, o Sporting sofreu bastante para vencer o Belenenses, mas tal como no jogo do Jamor, o “31” leonino voltou a resolver perto do fim.

O Sporting podia ter sofrido um pouco menos, se João Moutinho tivesse concretizado uma grande penalidade no início da segunda parte, resultado de um lance do qual resultou a expulsão do guarda-redes Costinha.

Os dois clubes não estavam a ter o início de época desejável, pois o Sporting perdeu na última ronda com o FC Porto (0-1), depois de na primeira jornada ter goleado a Académica (4-1), enquanto o europeu Belenenses iniciou o campeonato com o empate com a Naval 1º de Maio (1-1), perdendo depois em casa com o Sporting de Braga (0-2).

Apesar da derrota no Estádio do Dragão, o treinador do Sporting, Paulo Bento, manteve-se fiel ao seu esquema e apostou no mesmo “onze” do encontro com o FC Porto.

Por seu turno, o técnico “azul”, Jorge Jesus, optou por uma estratégia semelhante, mas com uma pequena diferença: no Belenenses, o papel de segundo avançado foi dado ao médio Silas, com liberdade para vaguear pelos terrenos mais ofensivos da equipa.

Durante o primeiro tempo, o encaixe táctico dos dois conjuntos apenas foi alterado pela maior velocidade das movimentações “leoninas”, com destaque para Romagnoli, mas era restabelecido com a marcação feita por José Pedro a Miguel Veloso, cortando o primeiro ponto de construção de jogo da equipa da casa.

Não foi por isso de estranhar que o primeiro lance de perigo surgisse num remate de longe de Ronny, aos sete minutos, para uma excelente defesa de Costinha, que nove minutos depois deixou-se antecipar por Derlei, mas Liedson não chegou a tempo para o desvio.

O guarda-redes “azul” voltou a estar em destaque à passagem da meia-hora, com uma espantosa defesa a remate à queima de Izmailov.

O Sporting chegou a introduzir a bola na baliza, aos 43 minutos, mas o desvio de Derlei a um remate de Polga foi deito em fora-de-jogo.

Contudo, o lance de maior perigo dos primeiros 45 minutos surgiu na baliza contrária, com Ruben Amorim a rematar à base do poste direito de Stojkovic.

O Belenenses entrou um pouco mais afoito para a segunda parte, mas, aos 51 minutos, Costinha derrubou Liedson na grande área e viu o cartão vermelho.

Marco Gonçalves entrou para o lugar de José Pedro, o que obrigou ao recuo de Silas, e defendeu a grande penalidade marcada por João Moutinho, bem como a recarga de Liedson.

A jogar com mais um, o Sporting subiu no terreno e os dois laterais ameaçaram de longe, primeiro Ronny (57 minutos) e depois Abel (61), mas ambos os remates saíram ao lado.

A superioridade numérica levou Paulo Bento a arriscar aos 66 minutos, colocando em campo Purovic e Yannick Djaló nos lugares de Izmailov e Tonel, respectivamente, o que fez com que os “leões” passassem a jogar em 3-4-3.

O golo do Sporting acabaria por surgir aos 80 minutos, pelo inevitável Liedson, que fez o segundo golo na prova, com um golpe de cabeça, após um cruzamento perfeito de Vukcevic.

Este lance abalou a resistência “azul” e o Sporting podia ter marcado três minutos depois, mas Yannick Djaló fez a bola a passar a escassos centímetros do poste, após um grande passe de Liedson.

Com mais este desaire, o Belenenses continua a não conseguir pontuar em Alvalade, algo que acontece desde 1988. A última vitória “azul” data de há 53 anos.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?