loading

Crónica: V. Guimarães perde na Turquia e é último no Grupo I da Liga Europa

O Konyaspor, da Turquia, derrotou hoje o Vitória de Guimarães por 2-1, num jogo da segunda jornada da Liga Europa de futebol, em que foi sempre melhor do que a inoperante equipa portuguesa, agora última do grupo I.

Crónica: V. Guimarães perde na Turquia e é último no Grupo I da Liga Europa

Os golos de Musa Araz, aos 24 minutos, e de Deni Milosevic, aos 48, garantiram um triunfo inédito da equipa turca nas provas europeias, frente a um conjunto vimaranense inferior em quase todo o jogo e que apenas subiu de rendimento na última meia hora, marcando por Hurtado, aos 74, embora sem pôr em causa a justiça do resultado.

Com a quarta derrota em quatro jogos frente a equipas da Turquia na Europa - derrotas com o Fenerbahçe, por 3-0 (fora) e por 3-0 (casa), em 1990/91, e com o Besiktas, por 3-1 (casa), em 2005/06 -, os vitorianos, com um ponto somado, caíram para o quarto e último lugar do Grupo I,, liderado pelos austríacos do Salzburgo, que venceram na receção aos franceses do Marselha, por 1-0.

A formação vimaranense, apenas remodelada na baliza face ao jogo da I Liga com o Marítimo (triunfo por 2-1), com Miguel Silva a estrear-se nas provas europeias devido à lesão de Douglas, criou o primeiro momento de perigo, quando Héldon, aos quatro minutos, cruzou a bola para o primeiro poste, obrigando Serkan Kirintili a esticar-se para evitar o golo.

O domínio ao longo dos primeiros 45 minutos pertenceu, contudo, ao Konyaspor, equipa que, nesse período, revelou mais fluidez ofensiva e respondeu ao primeiro lance vimaranense aos nove minutos, quando Milosevic, descaído para a esquerda, ganhou espaço e rematou em arco, fora do alcance de Miguel Silva, ao poste esquerdo da baliza.

O Konyaspor aproveitou os vários passes falhados pelos vitorianos na saída para o ataque para se instalar no meio-campo adversário e, ao minuto 24, chegou ao golo num lançamento lateral longo para a linha de fundo, com Patrick Friday a cabecear de costas para a pequena área, onde Musa Araz se antecipou a Wakaso e desviou rasteiro para a baliza.

Em desvantagem, os minhotos revelaram falta de soluções para romper a organização defensiva adversária, mas, ainda assim, dispôs de uma ocasião flagrante para igualar, quando Héldon rematou, de fora da área, para defesa incompleta do guardião do Konyaspor, e Raphinha, na recarga, em zona frontal, atirou por cima, ao minuto 34.

A equipa lusa sofreu outra contrariedade em cima do intervalo, quando Pedro Henrique se lesionou, obrigando Pedro Martins a fazer entrar o ‘veterano' Moreno para o eixo da defesa após o intervalo, além da troca de Wakaso por Francisco Ramos, médio que se estreou pelo Vitória, e viu o Konyaspor marcar de novo, a abrir o segundo tempo.

Num lance de contra-ataque, o lateral-direito Skubic, mais uma vez com muito espaço na ala direita do ataque turco, cruzou para o ‘coração' da área, onde Deni Milosevic saltou mais alto do que os restantes jogadores e cabeceou ao ângulo superior esquerdo da baliza vitoriana.

A reação lusa demorou, mas, a partir do minuto 60, o Vitória começou a surgir em zonas mais adiantadas e a exibir um melhor entendimento ofensivo, sobretudo graças à ação de Héldon, que esteve na origem do golo vitoriano, ao ganhar a linha final pela esquerda, antes de atrasar para a finalização certeira de Hurtado, em zona frontal, aos 74.

No último quarto de hora, o jogo ‘partiu-se', com a equipa de Mustafa Akçay a explorar o contra-ataque e a ameaçar o terceiro golo num remate de Malick Evouna, travado por Miguel Silva, aos 87 minutos, e os pupilos de Pedro Martins a instalarem-se junto à área contrária nos instantes finais, mas sem resultados.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?