loading

Crónica: Paços desperdiça vantagem e empata frente ao Portimonense

Um golo de Nakajima garantiu hoje um precioso empate ao Portimonense, em inferioridade numérica desde os 35 minutos, na visita ao Paços de Ferreira, que está no limite da permanência após a 17.ª jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Paços desperdiça vantagem e empata frente ao Portimonense

Os golos do encontro referente à jornada que encerrou a primeira volta do campeonato surgiram na segunda parte, com o suplente Luiz Phellype a colocar os pacense em vantagem, aos 54 minutos, e Nakajima, máximo goleador do Portimonense, agora com sete golos, a conseguir o empate aos 73.

O resultado castiga o Paços, a equipa que mais oportunidades de golo criou, mas também aquela que não soube resolver o jogo a seu favor, desbaratando a superioridade numérica por expulsão precoce de Bruno Tabata, por uma falta que deixou algumas dúvidas, esbarrando, por outro lado, num guarda-redes (Ricardo Ferreira) inspirado.

A sucessão de maus resultados no Paços de Ferreira, com sete jogos seguidos em que apenas conseguiu um empate, levou Petit a promover uma nova ‘revolução’ no ‘onze’, com alterações na defesa (Bruno Santos rendeu João Góis e Ricardo substituiu Marco Baixinho), no meio campo (André Leão e André Leal por Vasco Rocha e Mabil) e no ataque (Bruno Moreira por Luiz Phellype).

O Portimonense, com Paulinho e Tabata como as únicas novidades na equipa inicial, começou melhor e, nos primeiros cinco minutos, ainda conseguiu empurrar o Paços para o seu meio campo, sem, no entanto, conseguir incomodar Rafael Defendi.

Os pacenses demoraram pouco tempo a ajustar-se ao adversário e, limitados os espaços aos criativos Tabata e Paulinho e ao veloz Nakajima, passaram a ter mais bola, ganhando metros no meio campo contrário.

Foi a partir das faixas laterais, onde encontraram menos resistência, que os locais começaram a construir as suas jogadas, com cruzamentos perigosos para a área.

André Leal e Bruno Moreira combinavam bem entre si e, aos 20 minutos, um roubo de bola do médio quase valeu o primeiro golo do jogo ao Paços.

Sem realizar uma exibição muito convincente, embora mais assertiva, os pacenses mantiveram-se sempre por cima no jogo, com André Leal a protagonizar as ações de ataque, num registo que se acentuou na segunda parte, a partir sobretudo da entrada de Luiz Phellype.

O avançado brasileiro juntou-se no ataque a Bruno Moreira e seria dele o primeiro golo, ao concluir de cabeça um centro teleguiado de Xavier, na esquerda do ataque.

O Paços capitalizava nesta fase a superioridade numérica, explorando bem os corredores laterais, e as oportunidades foram-se sucedendo, mas Ricardo Ferreira ganhou todos os ‘duelos’, destacando-se, sobretudo, a defesa quase impossível a um cabeceamento de Miguel Vieira, aos 66 minutos.

Em desvantagem, o Portimonense procurou esticar o seu jogo, beneficiando ainda de alguma apatia e/ou excesso de confiança do adversário, e Paulinho deixou o primeiro aviso, aos 70 minutos, quando surgiu isolado na área.

Rafael Defendi conseguiu parar o remate, mas nada pôde fazer quando Nakajima, três minutos depois, aos 73, rematou cruzado, na área, num lance em que o instinto de goleador do japonês venceu algum desnorte dos centrais pacenses.

Petit, que tinha feito algum marcha-atrás nas substituições, ao tirar nomeadamente Bruno Moreira, arriscava quase tudo ao trocar André Leão por Vasco Rocha, abrindo brechas no meio campo que o Portimonense, já nos descontos e em transições rápidas, quase aproveitava por Lumor.

Nakajima, de livre direto, também ameaçou o golo.

O Portimonense termina a primeira volta no 10.º lugar, com 18 pontos, enquanto o Paços de Ferreira, com oito jogos consecutivos sem conhecer a vitória e com Petit em risco de sair, está no limite da permanência, no 16.º lugar, com 14 pontos.

Programa da jornada

Sábado, 6 de Janeiro de 2018
Sp. Braga - Rio Ave, 2 - 1

Domingo, 7 de Janeiro de 2018
Desp. Chaves - Desp. Aves, 1 - 1
Moreirense - Benfica, 0 - 2
Sporting - Marítimo, 5 - 0
FC Porto - V. Guimarães, 4 - 2

Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2018
Paços Ferreira - Portimonense, 1 - 1
Estoril - Feirense, 0 - 2

Terça-feira, 9 de Janeiro de 2018
Tondela - V. Setúbal, 1 - 1
Belenenses - Boavista, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?