loading

Crónica: Farense empata em Vila Franca e assegura ‘bilhete’ para a II Liga

O Farense consumou hoje o regresso à II Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 na visita ao Vilafranquense, depois do triunfo confortável (3-0) na primeira mão das meias finais do ‘play-off' do Campeonato de Portugal.

Crónica: Farense empata em Vila Franca e assegura ‘bilhete’ para a II Liga

Os algarvios confirmaram o regresso ao segundo escalão, dois anos depois de terem sido despromovidos, inaugurando o marcador aos 69 minutos, por intermédio de Nuno Borges, de nada valendo a grande penalidade convertida pelo ‘capitão' ribatejano, David Moura, aos 79.

Além de ter ‘carimbado' presença nas provas profissionais da próxima época, o Farense garantiu igualmente um lugar na final do ‘play-off', que vai apurar o campeão do Campeonato de Portugal, no dia 10 de junho, no Estádio Nacional.

No Jamor, o conjunto de Faro vai defrontar o Mafra, que eliminou a União de Leiria na outra meia-final e também assegurou um lugar na II Liga em 2018/19.

A vantagem confortável alcançada na primeira ‘mão' permitiu que os algarvios estivessem sempre tranquilos no jogo, não sofrendo sobressaltos de maior, perante um Vilafranquense que precisava, obrigatoriamente, de assumir as despesas para relançar a eliminatória.

O Farense construiu uma oportunidade logo a abrir, obrigando Carlos Fernandes a afastar o perigo, enquanto os ribatejanos tentavam chegar à baliza adversária com remates de longe, que não incomodavam Miguel Carvalho.

De resto, seria novamente o experiente guarda-redes do Vilafranquens a segurar o ‘nulo’, à passagem da meia hora, opondo-se ao remate de Jorginho.

Nos últimos minutos da primeira parte, a formação de Vila Franca de Xira acabou por desperdiçar duas situações soberanas, no espaço de poucos segundos: primeiro foi Pedro Kadri a evitar que Jacinto desviasse com sucesso e, depois, João Freitas cabeceou a centímetros do poste.

No regresso do descanso, André Vieira e Fabrício também não conseguiram ultrapassar a oposição de Carlos Fernandes, o mesmo sucedendo no lado contrário do campo, quando o central João Freitas voltou a ficar perto do golo, não fosse a intervenção destemida do guardião visitante.

David Moura e Luís Pinto quase fizeram ‘sonhar' os adeptos ribatejanos que se deslocaram ao Cevadeiro, tal como o recém-entrado Marocas, que cabeceou por cima, numa altura em que o Vilafranquense ‘mandava' na partida e quase não saía do meio-campo algarvio.

Os minutos passavam e o Farense conseguia os seus intentos, acabando mesmo por acabar com as esperanças ribatejanas, a 20 minutos do final, num lance em que o lateral esquerdo Nuno Borges surgiu na área e bateu Carlos Fernandes, ficando a dúvida se André Vieira ainda toca na bola antes desta entrar.

O guarda-redes Miguel Carvalho continuava a manter a baliza algarvia inviolada, só que nada pôde fazer quando David Moura converteu uma grande penalidade, que tinha sido conquistada por Luquinhas.

Ainda assim, o tempo era escasso para uma recuperação do Vilafranquense e a ‘festa' dos cerca de 200 adeptos do Farense acabou por ‘rebentar' em pleno Cevadeiro, onde, pouco depois, se verificaram incidentes entre a polícia e dos adeptos visitantes, que tinham entrado no relvado para celebrar com o plantel.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?