loading

Crónica: Golo de Yerry Mina garante qualificação da Colômbia para os «oitavos»

Um golo de Yerry Mina lançou hoje a Colômbia para os oitavos de final do Mundial 2018, ao estabelecer a vitória por 1-0 sobre o Senegal, que foi afastado do torneio pela margem de dois cartões amarelos.

Crónica: Golo de Yerry Mina garante qualificação da Colômbia para os «oitavos»

O golo marcado aos 74 minutos pelo defesa central permitiu à seleção sul-americana vencer o Grupo H, à frente do Japão, que perdeu pelo mesmo resultado com a Polónia e terminou em igualdade quase total com o Senegal, à exceção do, afinal, decisivo capítulo da ação disciplinar, no qual foi punida com menos dois cartões amarelos (quatro contra seis).

O Campeonato do Mundo perdeu o último representante africano e a Colômbia resistiu à ausência do seu jogador mais influente, o ‘cerebral’ James Rodríguez, melhor marcador do Mundial de 2014, no Brasil, com seis golos, que foi substituído por lesão logo aos 31 minutos.

No arranque da fase a eliminar, a Colômbia vai defrontar o segundo classificado do Grupo G, enquanto o Japão jogará com o vencedor da ‘poule’, na certeza de que terão como adversários a Inglaterra e a Bélgica, em igualdade pontual no topo da classificação e já virtualmente qualificadas.

O médio Carlos Sánchez, que foi expulso na derrota frente ao Japão (2-1), regressou ao ‘onze’ colombiano, com o colega de setor Uribe a estrear-se a titular, tal como aconteceu com o defesa Gassama, o médio Kouyaté e o avançado Keita Baldé na seleção do Senegal.

O cuidado defensivo evidenciado pelas duas equipas resultou numa primeira parte em que a monotonia apenas foi quebrada uma vez e por intervenção do árbitro sérvio Milorad Mazic, que assinalou grande penalidade favorável ao Senegal, aos 17 minutos.

O juiz considerou que Davinson Sánchez cometeu falta na área colombiana sobre Sadio Mané, mas voltou atrás na decisão depois de alertado pelo videoárbitro e o jogo não se salvou do ‘nulo’ ao intervalo, já sem James Rodríguez em campo.

O golo de Bednarek marcado no início da segunda parte no outro encontro do grupo, que colocou a Polónia em vantagem sobre o Japão, pareceu tranquilizar a Colômbia e o remate de Muriel, desviado muito perto da baliza por um defesa senegalês, deu o primeiro sinal de perigo, aos 66 minutos.

Os sul-americanos concretizaram a ‘ameaça’ pouco depois, aos 74 minutos, quando o central Yerry Mina inaugurou o marcador, com um poderoso remate de cabeça, na sequência de um canto marcado por Juan Quintero, jogador emprestado pelo FC Porto ao River Plate.

Programa da jornada

Segunda-feira, 25 de Junho de 2018
Arábia Saudita - Egipto, 2 - 1
Uruguai - Rússia, 3 - 0
Irão - Portugal, 1 - 1
Espanha - Marrocos, 2 - 2

Terça-feira, 26 de Junho de 2018
Austrália - Peru, 0 - 2
Dinamarca - França, 0 - 0
Nigéria - Argentina, 1 - 2
Islândia - Croácia, 1 - 2

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018
México - Suécia, 0 - 3
Rep. Coreia - Alemanha, 2 - 0
Sérvia - Brasil, 0 - 2
Suíça - Costa Rica, 2 - 2

Quinta-feira, 28 de Junho de 2018
Senegal - Colômbia, 0 - 1
Japão - Polónia, 0 - 1
Panamá - Tunísia, 1 - 2
Inglaterra - Bélgica, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?