loading

Salvador fala em «dia histórico» após Braga adquirir Complexo Desportivo de Fão

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, falou hoje "em dia histórico para o clube", depois de formalizar a aquisição do Complexo Desportivo de Fão, no concelho Esposende.

Salvador fala em «dia histórico» após Braga adquirir Complexo Desportivo de Fão

O equipamento passa a ser a primeira base de treino do emblema minhoto fora da cidade de Braga, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que serão pagos ao Clube de Futebol de Fão, agora um parceiro dos bracarenses.

"É um dia muito feliz e histórico para o Sporting de Braga, que passa a ter uma nova base para as suas equipas de formação até aos sub-23, e que será a primeira fora da cidade de Braga, afirmando-nos como um clube de toda uma região", enalteceu António Salvador.

A formalização do negócio foi hoje consumada depois de meses de negociação com os responsáveis do CF Fão e também com a Câmara Municipal de Esposende, que nos últimos anos investiu mais de um milhão de euros na construção e manutenção do equipamento.

O dinheiro averbado nesta transação pelo CF Fão vai permitir a continuidade da existência do clube, que a aplicará na liquidação do seu passivo e continuará a desenvolver a sua atividade desportiva nas atuais instalações, em parceria com o Sporting de Braga.

"Houve uma grande sinergia nas conversões entre todas as partes, que acreditaram neste projeto. Somos um clube desportivo, mas queremos esta base para ser um clube formador de atletas e homens na região, podendo dar ao concelho de Esposende a promoção de estar associado à nossa marca, reconhecida em Portugal e na Europa", disse António Salvador.

Para a aquisição do complexo desportivo, o emblema bracarense teve, também, de assinar um protocolo de cooperação com a autarquia de Esposende, que impôs algumas cláusulas para a concretização da operação.

Além de prever que o Sporting de Braga assuma o passivo integral do CF Fão, o emblema bracarense fica, também, obrigado a possibilitar a utilização do complexo ao CF Fão, em termos previamente estabelecidos.

Ficou, ainda, acordado que decorrido um período de 15 anos haja uma renovação automática do acordo de utilização de instalações pelo CF Fão ou, na falta desta renovação, o Sporting de Braga pagará ao município de Esposende, a título compensatório, 550 mil euros, que serão destinados à criação de condições para que o CF Fão possa prosseguir a sua atividade desportiva.

Neste acordo, ficou ainda prometido que o município de Esposende vai executar uma nova variante, entre Apúlia e Fão, de acesso ao complexo desportivo, e isentar o Sporting de Braga de taxas municipais durante vigência do acordo.

O entendimento prevê, por outro lado, que o Sporting de Braga faça a ampliação do complexo, com a construção de, pelo menos, dois novos campos de treinos e uma unidade hoteleira de apoio às atividades desportivas e que possa captar estágios de equipas estrangeiras para a localidade.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reconheceu que este foi um acordo "trabalhoso, mas com um final feliz", vincando que "defende, também, os interesses do município".

"Promovemos a prática desportiva, promovemos o território, demos uma nova vida ao CF Fão, que estava numa situação de insustentabilidade, e trouxemos um parceiro extraordinário, que vai ajudar a desenvolver o nosso concelho", analisou o autarca.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?