loading

Acção interposta pela SAD para impedir Beleneses de disputar competições

O Belenenses anunciou hoje ter sido citado na sequência de uma ação judicial interposta pela SAD que pretende impedir o clube de disputar qualquer competição profissional de futebol, reclamando que é a herdeira de todo o património desportivo.

Acção interposta pela SAD para impedir Beleneses de disputar competições

“O clube informa também que, recentemente, foi citado para contestar uma ação judicial instaurada pela SAD que tem vários pedidos. A SAD pretende que o tribunal impeça, para sempre, o clube de disputar qualquer competição profissional de futebol”, refere um comunicado da direção do Belenenses.

No documento, o clube garante estar de acordo com a alteração da sede social da SAD, e considera que o Conselho de Administração da SAD, ou a Codecity, detentora da maioria do capital da SAD, deve convocar uma Assembleia Geral (AG) para esse efeito.

“O processo de alteração da sede social deve passar por uma proposta concreta à Assembleia Geral e não por procurar forçar os acionistas (e nomeadamente o Clube de Futebol “Os Belenenses”) a conceder um mandato a quem não é credor da sua confiança”, refere o comunicado.

O Belenenses explica porque votou contra a proposta apresentada pela SAD na AG de 19 de novembro: “Uma coisa seria os acionistas votarem em Assembleia Geral uma proposta de nova sede, outra, bem diferente, é os acionistas serem chamados a dar um mandato ao Conselho de Administração da SAD para que esta possa escolher a sede que entender sem conhecimento dos acionistas”.

O Belenenses crítica o ponto 2 da ordem de trabalhos da AG, que foi interrompida e deverá ser retomada em 27 de novembro, no qual estão em causa “propostas de alteração dos estatutos e autorizações ao abrigo dos mesmos para entregar mais poderes de decisão à maioria dos acionistas (ou seja, à Codecity) e ao Conselho de Administração da SAD, incluindo para estender a atividade da SAD às camadas de futebol de formação”.

No entender do clube, “as alterações propostas também procuram retirar a norma que exige o acordo do clube para qualquer alteração aos estatutos”.

A SAD do Belenenses, controlada pela Codecity Sports Management (CSM) e liderada por Rui Pedro Soares, anunciou que a equipa de futebol vai jogar no Estádio Nacional, em Oeiras, esta época e acusou a direção do clube de a ter despejado do Estádio do Restelo, em Lisboa

Por seu lado, o clube, liderado por Patrick Morais de Carvalho, refutou a ideia e afirmou que a CSM queria continuar a utilizar o recinto nas mesmas condições que usufruía desde 2012.

A Codecity Sports Management adquiriu a maioria do capital da SAD em 2012 e o Belenenses ficou com uma participação de 10%. Desde então, vigorava um protocolo assinado por ambas as entidades, que cessou no dia 30 de junho, após o qual o clube anunciou a inscrição de uma equipa de futebol sénior nas divisões distritais de Lisboa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?